TURBINAS PELTON E FRANCIS: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Resumo
Com o desenvolvimento de estudos nas áreas de concepção de equipamentos, o número de elementos a serem implementados em projetos teve um aumento expressivo, impulsionado, principlamente, pelos múltiplos parâmetros empregados na criação de cada um, que poderiam vir a agregar características específicas aos mesmos. Dessa multiplicidade de componentes, observou-se a necessidade de fazer a seleção correta para a situação em que os mesmos viriam a ser adotados, de modo a garantir, não só seu funcionamento satisfatório mas, também, uma maior duração e melhor aproveitamento dos recursos externos. Com isso, a avaliação das propriedades das peças utilizadas se tornou uma etapa essencial ao bom dimensionamento de projetos. Nesse âmbito, um dos setores que se expandiu de maneira considerável, foi o de energia, para o qual se desenvolveram equipamentos capazes de favorecer um maior rendimento, a partir da adaptação dos mesmos aos seus respectivos locais de aplicação. Nesse sentido, para paises com grande capacidade de geração de energia, a partir da energia mecânica proveninete das águas, como o Brasil, as turbinas hidráulicas passaram a ter sua utilização muito difundida, tanto em grandes usinas, quanto em propriedades menores. Isto posto, evidenciou-se a pertinência na avaliação das propriedades desses equipamentos, uma vez que esses dados poderiam vir a fornecer parâmetros para sua seleção e eventual aplicação. Dessa constatação, o trabalho em questão teve por intuito, utilizar de ferramentas de avaliação estatística, para verificar dados relacionados a eficiência energética das turbinas de uso mais frequente no país, as turbinas Pelton e Francis.Downloads
Publicado
15.06.2022
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.