AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ALFACE (Lactuca sativa L.) SOB DISTINTOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO UTILIZANDO ENERGIA FOTOVOLTAICA
Resumo
A alface (Lactuca sativa L.) é uma das hortaliças folhosas de maior importância econômica e de maior consumo no mundo. Para produzir determinada cultura, é necessário fornecer condições favoráveis para que a mesma possa germinar, emergir, desenvolver e produzir órgãos de interesse comercial. Uma destas condições é a disponibilidade de água, que pode ser proveniente de chuvas ou irrigação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção da alface sob diferentes métodos de irrigação. O estudo foi realizado na horta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Luiz Meneghel, utilizando o delineamento experimental em blocos casualizados constituídos de 4 tratamentos empregando os sistemas de irrigação (manual, gotejamento, microaspersão e aspersão convencional) com 5 repetições cada, totalizando 20 parcelas. As variáveis analisadas para avaliar a produção das plantas foram massa fresca da parte aérea, massa seca da parte aérea, diâmetro da cabeça, altura e número de folhas. Os resultados médios foram submetidos a aplicação do Teste Tukey, a 5% de probabilidade de erro, resultando em índices que comprovam que o tratamento com sistema de irrigação via gotejamento produziu maior valor médio de matéria fresca da parte aérea da alface e o tratamento com sistema de irrigação via aspersão convencional produziu maior valor médio de matéria seca da parte aérea da alface.Downloads
Publicado
13.04.2023
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.