SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO NA VISÃO DO TRABALHADOR FLORESTAL
Resumo
As condições do ambiente laboral relativas ao processo operacional podem afetar a saúde, a segurança e o bem-estar do trabalhador. Assim, neste trabalho estuda-se o nível de segurança percebida por trabalhadores florestais que atuam na colheita de madeira com motosserras, considerando riscos percebidos da atividade (riscos físicos, riscos químicos e riscos biológicos). Trata-se de um estudo quantitativo-descritivo. Um questionário do tipo survey sobre os riscos ocupacionais foi desenvolvido com base nas normas brasileiras de saúde e segurança do trabalho e aplicado uma única vez (corte transversal). Foram entrevistados 32 trabalhadores que atuam em empresas terceirizadas e prestam serviço para uma indústria de base florestal. O estudo revelou a predominância da figura masculina na operação, com poucos jovens em atividade na função, pois os mesmos buscam qualificação e melhores postos de trabalho. Existe necessidade de ampliação das horas de treinamento envolvendo aspectos de saúde e segurança do trabalho e conhecimentos avançados sobre a NR 12, para o pleno exercício da função. Neste aspecto, os resultados encontrados podem servir como subsídio para a tomada de decisão na gestão de saúde e segurança do trabalho na operação de colheita de madeira com motosserra.Downloads
Publicado
26.10.2022
Edição
Seção
Artigos Especiais
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.