ESTIMATIVA DO POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DOS RESÍDUOS ENCAMINHADOS AO ATERRO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR POR MEIO DA TECNOLOGIA WASTE-TO-ENERGY
Resumo
A disposição final dos resíduos sólidos é um grande desafio devido a sua crescente geração. Quando não realizado um tratamento adequado, causam prejuízos diretos para a população e ao meio ambiente. Além disso, resulta em desperdício energético, considerando que grande parte deste material é passível de reaproveitamento e geração de lucro. Diante deste cenário, este estudo teve como objetivo estimar o potencial de geração de energia elétrica utilizando os resíduos que atualmente são encaminhados ao aterro sanitário por meio da implantação de uma usina Waste-to-Energy (WTE) no município de Maringá-PR. A pesquisa foi baseada na metodologia utilizada pela empresa A2A Ambiente, localizada na região norte da Itália. Após a obtenção dos dados referentes à Maringá, foi estimado o potencial calorífico inferior (PCI) dos resíduos que são encaminhados ao aterro sanitário, característica fundamental para determinar a viabilidade da utilização da tecnologia para a geração de energia. Embora os valores tenham atingido de 2.109,49 kcal/kg relacionado a um total de 114.662,96 toneladas, atendendo ao mínimo de 2.000 kcal/kg, verificou-se a possibilidade de aumentar este potencial com adoção de um pré-tratamento. Foi proposta então uma etapa de biossecagem, no qual reduziu a quantidade e a proporção de resíduo orgânico, consequentemente aumentando o valor do PCI para 2.584,41 kcal/kg. Após tais etapas, calculou-se a média estimada de geração de energia elétrica e assim realizada as demais análises. Diante destes resultados, verificou-se o potencial apresentado pelo município e relacionou-se com a realidade europeia.Downloads
Publicado
26.10.2022
Edição
Seção
Artigos Especiais
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.