ANÁLISE DE EFICIÊNCIA DE UM PAINEL FOTOVOLTAICO UTILIZANDO UM RASTREADOR SOLAR COMPARADO A UM ESTACIONÁRIO
Resumo
Este trabalho tem como objetivo testar a eficiência de dois métodos de geração de energia fotovoltaica,sendo o convencional feito com painel fixo, e o com painel móvel que acompanha o movimento diário do sol. Para conseguir fazer os testes de eficiência, foram desenvolvidos dois protótipos microcontrolados. Um deles que movimentou a placa durante o dia, com a possibilidade de mantê-la estacionária, e outro para medir a eficiência através de aproximadamente 130 medições diárias da intensidade da corrente elétrica gerada no painel. Para a carga do painel, foram conectadas 6 lâmpadas incandescentes de 55W, 2 conjuntos em paralelo com 3 lampadas cada, totalizando um conjunto de 36v com 330W de potência, muito próximo aos dados de etiqueta do painel canadian 335W monocristalino. Ao fim, concluiu-se que a placa móvel tem uma vantagem de 26% mais eficiência que o painel fixo.Downloads
Publicado
26.10.2022
Edição
Seção
Artigos Especiais
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.