DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE EMULSÕES CONTENDO CRISTAIS LÍQUIDOS À BASE DE ÓLEO DE ROSA MOSQUETA
Resumo
Diante desse cenário, as emulsões cosméticas hidratantes são extremamente importantes para amanutenção da saúde da pele. Dentre as emulsões existentes, destacam-se as emulsões contendocristais líquidos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver emulsões O/Acontendo as fases líquido-cristalinas, avaliar essas estruturas por meio da microscopia, bem comoestudar a estabilidade das emulsões que as possuem. Os experimentos foram realizados para duasamostras estudadas, a emulsão contendo óleo de Rosa Mosqueta, Crodafos CES® e água destilada(RMC) e a emulsão contendo os mesmos componentes mais o aditivo de silicone PEG-12Dimethicone (RMCS). As formulações apresentaram fases líquido-cristalinas lamelares, sendo essapresença mais evidente na emulsão aditivada. As duas amostras se mantiveram estáveis durantetodo o processo de centrifugação e a emulsão sem a aditivação apresentou maior resistência atemperatura. Além disso, ambas as emulsões exibiram caráter ácido durante os testes de pH. Osvalores de viscosidade cinemática das emulsões com a aditivação (112,54; 89,60; 55,14; 190,06 mm2s-1) no 1°, 7°, 15° e 30° dia, respectivamente, foram sempre superiores aos valores da emulsão sem aaditivação (55,67; 30,99; 49,71; 46,04 mm2 s-1). Com isso, foi determinado que as emulsões possuemfluxo não newtoniano com valores elevados de viscosidade devido a formação de cristais líquidos econforme literatura apresentada a fase lamelar demonstra reologia pseudoplástica.Downloads
Publicado
26.10.2022
Edição
Seção
Artigos Especiais
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.