O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NA GESTAO DO TERRITÓRIO MUNICIPAL
APLICAÇÃO DO USO DE SIG NO MAPEAMENTO DO MUNICÍPIO DE MARMELEIRO, PARANÁ
Resumo
A gestão das estradas rurais municipais é um desafio aos administradores públicos no território brasileiro e diante deste contexto o SIG vem se tornando uma ferramenta de grande aplicabilidade nos municípios, maximizando o acesso as informações dos dados de campo, obtendo resultados precisos e confiáveis. O presente trabalho tem por objetivo, criar um banco de dados geográficos do município de Marmeleiro/PR, contendo várias informações no detalhamento de estradas rurais, galerias fluviais, pontes e comunidades rurais. Os procedimentos metodológicos foram: criação do projeto de mapeamento e delimitação da área de estudo; mapeamento das estradas rurais classificando as mesmas em principais, secundárias e acessos; identificação de pontes; localização de galerias fluviais; delimitação das comunidades rurais e identificação centros comunitários. Como resultados com a ajuda de imagens de Sesnoriamento Remoto e atividades de campo, foram mapeados 194 km de estradas principais, 226 km de estradas secundárias e 125 km de acessos. Também foram identificadas 57 pontes e 644 galeriasfluviais. Ao todo também foram delimitadas 43 comunidades rurais com a localização pontual de 44 centros comunitários. Espera-se que o banco de dados elaborado e repassado para a administração municipal possa servir como importante ferramenta naelaboração e adequação de projetos contribuindo para a gestão do município.Downloads
Publicado
26.10.2022
Edição
Seção
Artigos Especiais
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.