REFORÇO DE VIGA POR AUMENTO DE SEÇÃO TRANSVERSAL COM CONCRETO E NOVAS ARMADURAS: ESTUDO DE CASO
Resumo
O reforço de um elemento estrutural consiste no aumento da capacidade resistente de sua seção transversal. Diversos podem ser os motivos para o reforço de um elemento estrutural: modificação de utilização da edificação, aumento de sobrecarga, concreto com resistência inadequada, entre outros. Há também disponíveis diversas técnicas para a execução de reforços. As mais comuns no meio técnico são: aumento de seção transversal com concreto e novas armaduras, colagem de chapas de aço, protensão externa e colagem de polímeros reforçados com fibras. A técnica de reforço por aumento de seção tem o inconveniente de promover alteração significativa nas dimensões dos elementos estruturais. Por outro lado, ainda é muito empregada no Brasil devido ao baixo custo dos materiais envolvidos e a tradição de seu uso. A técnica conta com a grande vantagem de resultar em elementos de grande rigidez e elevada resistência, atendendo assim a diversos casos de reforço. O presente artigo é um estudo de caso que procura apresentar a demanda por modificação de utilização de uma edificação construída em 1982, que resultou na necessidade de retirada de pilares para ampliação de espaços. Assim, fez-se necessário modificar o comportamento estrutural de duas idênticas vigas de concreto armado devido a remoção de dois pilares de apoio intermediários. O estudo apresenta a comparação da capacidade de carga da seção original da viga com os novos esforços solicitantes, os métodos e os cálculos utilizados para promover o aumento da capacidade da seção da viga à flexão.Downloads
Publicado
13.04.2023
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.