ADEQUAÇÕES EM EDIFICAÇÕES ESCOLARES: ESTUDO DE CASO COM COLÉGIOS ESTADUAIS DO PARANÁ

Autores

  • Geórgia Collete Rodrigues dos Santos Cadamuro FUNDEPAR
  • Hitomi Mukai Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Resumo

A qualidade dos ambientes dos colégios interfere diretamente na vivência dos alunos com a escola e o seu processo de aprendizagem. Por isso, projetar espaços agradáveis e que satisfazem os usuários do colégio contribui para um ensino de qualidade. O Estado do Paraná usa tipologias de projetos para construir seus colégios, o que aumenta o custo-benefício das obras, entretanto um problema projetual em uma tipologia é consequentemente replicado toda vez que ela é executada. Esse fenômeno é percebido ao analisar a motivação das solicitações de adequações físicas em colégios após a sua ocupação. Essa pesquisa propõe um estudo sobre as motivações de adequações físicas em Colégios Estaduais do Paraná solicitadas ao Departamento de Engenharia e Projetos do FUNDEPAR durante o período de residência técnica da autora, com o objetivo de identificar as principais alterações solicitadas nos colégios analisados. Ao final, percebe-se que as adequações relacionadas à legislação são mais recorrentes e semelhantes entre os colégios, enquanto as adequações solicitadas por usuários são minoria e mais específicas e únicas a cada caso.

Biografia do Autor

Geórgia Collete Rodrigues dos Santos Cadamuro , FUNDEPAR

Arquiteta e Urbanista, FUNDEPAR

Hitomi Mukai, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Arquiteta e Urbanista, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

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Publicado

28.12.2022

Edição

Seção

Artigos Científicos