ADEQUAÇÕES EM EDIFICAÇÕES ESCOLARES: ESTUDO DE CASO COM COLÉGIOS ESTADUAIS DO PARANÁ
Resumo
A qualidade dos ambientes dos colégios interfere diretamente na vivência dos alunos com a escola e o seu processo de aprendizagem. Por isso, projetar espaços agradáveis e que satisfazem os usuários do colégio contribui para um ensino de qualidade. O Estado do Paraná usa tipologias de projetos para construir seus colégios, o que aumenta o custo-benefício das obras, entretanto um problema projetual em uma tipologia é consequentemente replicado toda vez que ela é executada. Esse fenômeno é percebido ao analisar a motivação das solicitações de adequações físicas em colégios após a sua ocupação. Essa pesquisa propõe um estudo sobre as motivações de adequações físicas em Colégios Estaduais do Paraná solicitadas ao Departamento de Engenharia e Projetos do FUNDEPAR durante o período de residência técnica da autora, com o objetivo de identificar as principais alterações solicitadas nos colégios analisados. Ao final, percebe-se que as adequações relacionadas à legislação são mais recorrentes e semelhantes entre os colégios, enquanto as adequações solicitadas por usuários são minoria e mais específicas e únicas a cada caso.Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, p. 162. 2020.
BONATTO, H. Apostila de licitações de obras e serviços de engenharia. Edição 1. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021. 111p.
BONATTO, H. Caderno de orientações para a contratação de obras e serviços de engenharia - edificações. Caderno 07, Pós-Ocupação. Curitiba, PR: NJA-PGE/SEIL, 2012.
BRASIL. Lei 10.098. Brasília, 19 de dez. de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acessado em: 19/07/2022.
FRANÇA, A. J. G. L. F. Melhoria contínua aplicada à edificação de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organização. 2016, 495 p. Tese (Doutorado em Tecnologia da Arquitetura). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-07102016-114149/. Acessado em: 21/07/2021.
FUNDEPAR. Orientação Técnica PDDE Acessibilidade. Curitiba, 2021. 17p.
MORAES, M. C. Acessibilidade no Brasil: análise da NBR 9050. 2007, 166 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. Disponível em: www.repositorio.ufsc.br/handle/ 123456789/90530#:~:text=Resumo%3A,%2C%20seguran%C3%A7a%2C%20confiabilidade%20e%20efici%C3%AAncia. Acessado em: 20/08/2022.
MOREIRA, N. S. Espaços educativos para a escola de Ensino Médio. proposta para as escolas do Estado de São Paulo. 2005, 321 p. Tese (Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: www.teses.usp.br/teses. Acessado em: 22/06/2021.
PARANÁ. Código de segurança contra incêndio e pânico. Curitiba: Comando do Corpo de Bombeiros, 2021. 57p.
PARANÁ. Decreto 6972/2017. Curitiba, 2017. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/exibirAto.do?action=iniciarProcesso&codAto=173445&codItemAto=1080891. Acessado em: 01/08/2022.
RODRIGUES, J. C. M.; BERNARDI, N. A ABNT NBR 9050: A difusão da acessibilidade pela Norma. VIII Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído, Natal, 2020. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/designproceedings/eneac2020/27.pdf. Acessado em: 20/08/2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.