ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E FINANCEIRA NO USO DE WHITETOPPING NA RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO DA RODOVIA PRC-280 EM COMPARAÇÃO AO USO DE CBUQ

Autores

  • Luiz Renato Friedrich de Ramos Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná
  • Olindo Savi2 Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O Brasil possui 1.720.700 km de rodovias, entretanto somente 213.453 km são pavimentadas, e destes, mais de 95% são compostos de pavimento flexível. Entretanto, difunde-se a ideia de implementação de pavimentação rígida, não somente nas rodovias a serem pavimentadas, mas também na manutenção das rodovias existentes. A técnica whitetopping consiste no aproveitamento da pavimentação existente a ser manutenida como base para aplicação das placas de concreto, de maneira a tornar a pavimentação mais resistente aos esforços solicitantes pelo tráfego e mais segura. Neste trabalho, foi realizada uma análise comparativa de custos da aplicação da técnica de whitetopping em comparação ao CBUQ na restauração do pavimento da rodovia PRC-280, no trecho entre a BR-153 e a cidade de Palmas-PR, onde foi possível observar que o whitetopping apresenta viabilidade técnica e financeira, quando comparado ao uso de CBUQ.

Biografia do Autor

Luiz Renato Friedrich de Ramos, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná

Engenheiro Civil, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná

Olindo Savi2, Universidade Estadual de Maringá

Engenheiro Civil, Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

28.12.2022

Edição

Seção

Artigos Científicos