ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E FINANCEIRA NO USO DE WHITETOPPING NA RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO DA RODOVIA PRC-280 EM COMPARAÇÃO AO USO DE CBUQ
Resumo
O Brasil possui 1.720.700 km de rodovias, entretanto somente 213.453 km são pavimentadas, e destes, mais de 95% são compostos de pavimento flexível. Entretanto, difunde-se a ideia de implementação de pavimentação rígida, não somente nas rodovias a serem pavimentadas, mas também na manutenção das rodovias existentes. A técnica whitetopping consiste no aproveitamento da pavimentação existente a ser manutenida como base para aplicação das placas de concreto, de maneira a tornar a pavimentação mais resistente aos esforços solicitantes pelo tráfego e mais segura. Neste trabalho, foi realizada uma análise comparativa de custos da aplicação da técnica de whitetopping em comparação ao CBUQ na restauração do pavimento da rodovia PRC-280, no trecho entre a BR-153 e a cidade de Palmas-PR, onde foi possível observar que o whitetopping apresenta viabilidade técnica e financeira, quando comparado ao uso de CBUQ.Referências
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