IMPLANTAÇÃO DE PROCEDIMENTO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO TÉCNICO DE PREVENÇÃO A INCÊNDIO E A DESASTRES NO FUNDEPAR

Autores

  • Rafael Panzeter Vieira Rosa FUNDEPAR
  • Leticia Col Debella Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná exige, para a maioria dos casos, a apresentação de um Projeto Técnico de Prevenção a Incêndios e a Desastres – PTPID quando da construção, ampliação ou regularização de uma edificação (a depender da área a ser construída e outros fatores). Assim, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – FUNDEPAR, autarquia cuja função é administrar a rede física de escolas estaduais do Paraná, necessita, com grande frequência, elaborar projetos deste tipo, a fim de obter aprovação do Corpo de Bombeiros, proporcionando a implantação de medidas de segurança para proteger as edificações escolares conforme regem as normas técnicas. Porém, a Coordenação de Projetos do citado órgão público não possui nenhum tipo de procedimento documentado que oriente a elaboração de PTPID, o que cria obstáculos para o treinamento de novos servidores e inviabiliza a padronização efetiva dos projetos. Com o objetivo de criar e implantar um procedimento para suprir essa deficiência, o presente trabalho apresenta um levantamento de normas técnicas exigidas pelo Corpo de Bombeiros, entre outras fontes de apoio, o que permitiu que o documento fosse confeccionado e validado junto da equipe do setor e da supervisão. Dessa forma, espera-se que a implantação do procedimento se torne uma grande contribuição para o futuro do FUNDEPAR, no concerne da gestão de projetos de prevenção a incêndio e a desastres, e que outros setores do FUNDEPAR adotem a padronização de procedimentos para os diversos processos que lá existem.

Biografia do Autor

Rafael Panzeter Vieira Rosa, FUNDEPAR

Engenheiro Civil, FUNDEPAR

Leticia Col Debella Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheira Civil, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/TR 10013. Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

BRENTANO, T. Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndios nas Edificações. 1. Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

PARANÁ. Decreto Nº 6972/2017. Aprova novo regulamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – FUNDEPAR. Diário Oficial do Paraná, Curitiba, PR. 29 de maio de 2017.

PARANÁ. Decreto 11.868/2018. Regulamenta a Lei nº 19.449, de 05 de abril de 2018, para dispor sobre o exercício do poder de polícia administrativa pelo Corpo de Bombeiros Militar. Diário Oficial do Paraná, Curitiba, PR. 05 de abril de 2018.

PARANÁ. Lei 19.449/2018. Regula o exercício do poder de polícia administrativa pelo Corpo de Bombeiros Militar e institui normas gerais para a execução de medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres. Diário Oficial do Paraná, Curitiba, PR. 03 de dezembro de 2018.

CORPO DE BOMBEIROS. Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico - CSCIP. Curitiba, 2018.

CORPO DE BOMBEIROS. NPA 002. Projeto técnico de prevenção a incêndio e a desastre e memorial simplificado de prevenção a incêndio e a desastre. Curitiba, 2019.

CORPO DE BOMBEIROS. Portaria nº 002/11. Institui o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico no âmbito do Corpo de Bombeiros da PMPR. Curitiba, 2011.

CORPO DE BOMBEIROS. Portaria nº 056/18. Altera as normas de segurança contra incêndio do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, conforme estudo promovido pela 7ª Seção do Estado-Maior do CCB. Curitiba, 2018.

FERNANDES, Vitor. Edifício Joelma: Como o trágico incêndio abalou a população paulista e mostrou a ineficácia das leis de prevenção e combate a incêndios. São Paulo, 2021. Disponível em: <https://ofos.com.br/incendio-no-edificio-joelma/>. Acesso em: 12 out. 2022.

GLOBO, Memória. Incêndio no Edifício Andraus. São Paulo, 2021. Disponível em: <https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/coberturas/incendio-no-edificio-andraus/noticia/incendio-no-edificio-andraus.ghtml>. Acesso em: 12 out. 2022.

PEIXOTO, et al. Manual de elaboração de procedimentos operacionais e instruções de trabalho da Universidade Federal da Bahia. 1ª v. Salvador: EDUFBA, 2015.

PROCESSO de Suporte ao Usuário realizado pela DMS. UNIFAP. Macapá, 2015.

Downloads

Publicado

28.12.2022

Edição

Seção

Artigos Científicos