MAPEAMENTO DO PROCESSO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NA ATIVIDADE DE ANÁLISE E APROVAÇÃO DE PROJETO BÁSICO DE ARQUITETURA NO ÂMBITO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTADUAL DO PARANÁ
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar ferramentas, procedimentos e metodologias de modo a favorecer maior qualidade e efetividade à análise e aprovação de projeto básico de arquitetura de estabelecimentos de saúde no âmbito da Vigilância Sanitária estadual do Paraná. Para isso, primeiramente, foi realizado um diagnóstico situacional a partir da identificação de como a atividade é atualmente desenvolvida por meio de uma pesquisa exploratória, na qual o processo foi mapeado por meio de diferentes ferramentas. Posteriormente, foram identificadas possibilidades de melhorias em diferentes etapas do processo. Verificou-se que a partir de uma visão pormenorizada do processo foi possível identificar oportunidades de melhorias, considerando as lacunas existentes que acabavam por favorecer a ocorrência de falhas, retrabalhos ou desperdício de tempo dispensado com atividades que não agregavam valor ao produto final. Em especial a automatização de etapas mostrou-se como uma importante metodologia nesse processo de melhoria. Os resultados desta pesquisa demonstraram a relevância da estruturação dos processos no âmbito da Vigilância Sanitária a fim orientar as mudanças necessárias, oportunizando um melhor retorno à sociedade, tanto pela desburocratização dos processos, como também pelo favorecimento da maior efetivação das ações de controle sanitário.Referências
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Guia de SGQ para o SNVS, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
BARRETO, J. dos S.; SARAIVA, M. de O. Processos gerenciais. Revisão técnica: Gisele Lozada. Porto Alegre: SAGAH, 2017
BORIA, J., RUBINSTEIN, V.; RUBINSTEIN, A. A história da Tahini-Tahini: melhoria de processos de software com métodos ágeis e modelo MPS. N.9 (2013) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Secretaria de Política de Informática. Brasília, 2013.
BRYMAN, A. Research methods and organization studies. London: Hyman, Unwin, 2008.
CAUCHICK, P. A. et al. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
GESB. Estudo Geografia Econômica da Saúde no Brasil. Capítulo B1 – Estabelecimentos. Edição 2020. 2020.
OSBORNE, S. P.; BROWN, K. Managing change and innovation in public service organizations. London: Psychology Press, 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Saúde. Plano Estadual de Saúde 2020-2023. Curitiba, 2020. Disponível em: < https://www.saude.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-09/PES-24_setembro-vers%C3%A3o-digital.pdf>. Acesso em: 22 de julho de 2021.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Saúde. Resolução SESA-PR 1034/2020, de 24 de agosto de 2020. Curitiba: SESA, 2020.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Saúde. Porte dos municípios homologados na CIB. Documento atualizado em 17/01/2022. Curitiba, 2022. Disponível em: < https://www.saude.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2022-01/porte_dos_municipios_atualizado_17-01-22.pdf>. Acesso em: 20 de agosto de 2022.
PEPE, V. L. E. et al. Avaliação em Saúde e Vigilância Sanitária: conceitos, estratégicas e metodologias. In: DE SETA, M.H.; PEPE, V.L.E.; O’DWYER, G. (Org.). Gestão e Vigilância Sanitária: modos atuais de pensar e fazer. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. p. 251-275.
POERSCH, J. A.; PETERSON, A. R. G.; NETO, C. Análise de processos produtivos com vistas a identificação de melhorias: estudo de caso em indústria moveleira da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. I SIGEPRO, São Leopoldo: 2016. 1-5 p.
SCHÄFER, M. B.; FLORES, D. A Digitalização de Documentos Arquivísticos no Contexto Brasileiro. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 6, n. 2, jul./dez.2013.
STAMATIS, D. H. Failure Mode and Effect Analysis: FMEA from theory to execution. 2. ed. Milwaukee, Winsconsin: ASQ Quality Press, 2003. 496p.
VECINA NETO, G.; MARQUES, M. C. da C.; FIGUEIREDO, A. M. Vigilância Sanitária no Brasil. In: Tratado de saúde coletiva. 2006. p. 689-713.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.