MAPEAMENTO DO PROCESSO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS NA ATIVIDADE DE ANÁLISE E APROVAÇÃO DE PROJETO BÁSICO DE ARQUITETURA NO ÂMBITO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTADUAL DO PARANÁ

Autores

  • Sabrina Requião Pinto Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
  • Isabel Cristina dos Santos Gomes Engenheira Civil, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
  • Andressa Gobbi Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar ferramentas, procedimentos e metodologias de modo a favorecer maior qualidade e efetividade à análise e aprovação de projeto básico de arquitetura de estabelecimentos de saúde no âmbito da Vigilância Sanitária estadual do Paraná. Para isso, primeiramente, foi realizado um diagnóstico situacional a partir da identificação de como a atividade é atualmente desenvolvida por meio de uma pesquisa exploratória, na qual o processo foi mapeado por meio de diferentes ferramentas. Posteriormente, foram identificadas possibilidades de melhorias em diferentes etapas do processo. Verificou-se que a partir de uma visão pormenorizada do processo foi possível identificar oportunidades de melhorias, considerando as lacunas existentes que acabavam por favorecer a ocorrência de falhas, retrabalhos ou desperdício de tempo dispensado com atividades que não agregavam valor ao produto final. Em especial a automatização de etapas mostrou-se como uma importante metodologia nesse processo de melhoria. Os resultados desta pesquisa demonstraram a relevância da estruturação dos processos no âmbito da Vigilância Sanitária a fim orientar as mudanças necessárias,  oportunizando um melhor retorno à sociedade, tanto pela desburocratização dos processos, como também pelo favorecimento da maior efetivação das ações de controle sanitário.

Biografia do Autor

Sabrina Requião Pinto, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Engenheira Civil, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Isabel Cristina dos Santos Gomes, Engenheira Civil, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Arquiteta e Urbanista, Engenheira Civil, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Andressa Gobbi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheira Civil, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Referências

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Guia de SGQ para o SNVS, 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

BARRETO, J. dos S.; SARAIVA, M. de O. Processos gerenciais. Revisão técnica: Gisele Lozada. Porto Alegre: SAGAH, 2017

BORIA, J., RUBINSTEIN, V.; RUBINSTEIN, A. A história da Tahini-Tahini: melhoria de processos de software com métodos ágeis e modelo MPS. N.9 (2013) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Secretaria de Política de Informática. Brasília, 2013.

BRYMAN, A. Research methods and organization studies. London: Hyman, Unwin, 2008.

CAUCHICK, P. A. et al. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

GESB. Estudo Geografia Econômica da Saúde no Brasil. Capítulo B1 – Estabelecimentos. Edição 2020. 2020.

OSBORNE, S. P.; BROWN, K. Managing change and innovation in public service organizations. London: Psychology Press, 2005.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Saúde. Plano Estadual de Saúde 2020-2023. Curitiba, 2020. Disponível em: < https://www.saude.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-09/PES-24_setembro-vers%C3%A3o-digital.pdf>. Acesso em: 22 de julho de 2021.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Saúde. Resolução SESA-PR 1034/2020, de 24 de agosto de 2020. Curitiba: SESA, 2020.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Saúde. Porte dos municípios homologados na CIB. Documento atualizado em 17/01/2022. Curitiba, 2022. Disponível em: < https://www.saude.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2022-01/porte_dos_municipios_atualizado_17-01-22.pdf>. Acesso em: 20 de agosto de 2022.

PEPE, V. L. E. et al. Avaliação em Saúde e Vigilância Sanitária: conceitos, estratégicas e metodologias. In: DE SETA, M.H.; PEPE, V.L.E.; O’DWYER, G. (Org.). Gestão e Vigilância Sanitária: modos atuais de pensar e fazer. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. p. 251-275.

POERSCH, J. A.; PETERSON, A. R. G.; NETO, C. Análise de processos produtivos com vistas a identificação de melhorias: estudo de caso em indústria moveleira da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. I SIGEPRO, São Leopoldo: 2016. 1-5 p.

SCHÄFER, M. B.; FLORES, D. A Digitalização de Documentos Arquivísticos no Contexto Brasileiro. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 6, n. 2, jul./dez.2013.

STAMATIS, D. H. Failure Mode and Effect Analysis: FMEA from theory to execution. 2. ed. Milwaukee, Winsconsin: ASQ Quality Press, 2003. 496p.

VECINA NETO, G.; MARQUES, M. C. da C.; FIGUEIREDO, A. M. Vigilância Sanitária no Brasil. In: Tratado de saúde coletiva. 2006. p. 689-713.

Downloads

Publicado

28.12.2022

Edição

Seção

Artigos Científicos