METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARA PROJETOS E OBRAS A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO PARA IMÓVEIS OCUPADOS PELA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Resumo
Na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná verificou-se a necessidade de planejamento quanto às demandas de projetos e obras de construção civil, pois a maioria das solicitações são resolvidos em caráter de urgência, com pouco planejamento. O objetivo desta pesquisa é propor o uso da metodologia GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para elencar as prioridades dentre as necessidades de projetos e obras das regionais de saúde, estabelecendo prioridades a curto, médio e longo prazo, focando na primeira regional. O método GUT é uma ferramenta que auxilia os gestores no planejamento, pois estabelece prioridades e possibilita a criação de uma lista de atividades, dessa forma, as mais críticas são prioridade. A primeira fase é a listagem de todas as unidades da SESA, a partir desta lista, é possível estabelecer as demandas e priorizá-las através do estabelecimento de notas utilizando a matriz GUT. Para isto, é necessária a análise conjunta das regionais, da Assessoria Técnica de projetos e Obras e dos departamentos que fazem a gestão das unidades. Como resultado, tem-se que a maioria das demandas (58%) necessitam da elaboração de projetos de arquitetura e engenharia. Para a primeira regional, das 14 ações determinadas, 5 serão resolvidas a curto prazo, em até dois anos; 4 ações estipuladas a médio prazo, em até 4 anos e 5 ações para serem realizadas longo prazo, em até seis anos.Referências
ANDION, Maria Carolina; FAVA, Rubens. Planejamento estratégico. Coleção Gestão Empresarial, P. 27-38, 2002.
ARAÚJO, Alamanda Thaise de Oliveira. Estudo das alvenarias de edificações históricas – arquitetura religiosa – do período colonial, do Rio Grande do Norte, com ênfase no sistema construtivo, manifestações patológicas e aplicação da matriz GUT. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte, 2018.
BARBOSA. Arthur Lincoln Diógenes Guedes. Proposta elaboração do plano estratégico de governo em consonância com o plano plurianual. Universidade Federal do Sergipe. Programa de mestrado profissional em administração pública – PROFIAP. São Cristóvão, 2021.
BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Lei Orçamentária Anual: manual de elaboração. VAINER, Ari; ALBUQUERQUE, Josélia; GARSON, Sol. Governo Federal, 2001.
BRASIL. Constituição Federal de 1988.
CASTELLO BRANCO, Luiza Szczerbacki. O planejamento estratégico no setor público brasileiro. GECONT. v. 1, n. 1 Floriano-PI, p.173 – 182, Jan-jun. 2014.
OLIVEIRA, Leandro Mussauer. Planejamento Estratégico: contribuições da estrutura organizacional para o alcance dos resultados estratégicos, estudo de caso do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos - ICTB. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 20 de mar. de 2002.
REZENDE, Denis Alcides. Planejamento estratégico para organizações privadas e públicas: guia prático para elaboração do projeto do plano de negócios. Rio de Janeiro, Brasport, 2008.
SESA, Secretaria de Estado da Saúde. 2021. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Regionais-de-Saude. Acessado em janeiro de 2022.
SESA, Secretaria de Estado da Saúde. 2021. Resolução nº 0290/2021 - Assessoria Técnica de Projetos e Obras no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Disponível em: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Resolucoes. Acessado em janeiro de 2022.
SILVA, Wânia Cândida; MUCCI, Carla Beatriz Marques Rocha; BAETA, Odemir Vieira; ARAÚJO, Daniela Santana. O planejamento estratégico na administração pública: um estudo multicaso. Revista de C. Humanas, Viçosa, v. 13, n. 1, p. 90-101, jan./jun. 2013.
SOTILLE, Mauro Afonso. GUT – Gravidade, Urgência e Tendência. PM Tech Capacitação em projetos. 2014.
SOUSA, Francisco Hélio de. O caráter impositivo da lei orçamentária anual e seus efeitos no sistema de planejamento orçamentário. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Contabilidade Pública) – Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília. 2008.
ZARPELAN, Juliana Bertello; SILVA, Marcelo Pereira. Aplicação de matriz GUT na priorização de tarefas no setor financeiro de uma empresa de bebidas. CONBREPRO – Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2020..
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.