PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES: DIAGNÓSTICO SOBRE A SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO DAS ESCOLAS NO PARANÁ

Autores

  • Rafaela Tassi Montagner 4ª Seção do Estado-Maior do 3º Comando Regional de Bombeiro-Militar
  • Andressa Gobbi Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Visando atender o princípio da eficiência no âmbito do Corpo de Bombeiros do Paraná (CBPR), no que tange o serviço realizado pela Seção de Segurança contra Incêndio e Pânico, a Corporação ingressou no programa Descomplica Paraná, cuja finalidade é de simplificar e reduzir custos dos processos de abertura e regularização de empresas. Dentro deste contexto, em 2019 foi implantado um processo simplificado que proporcionasse maior celeridade na aprovação dos Projetos técnicos de Prevenção a Incêndio e a Desastre (PTPID), chamado de Memorial Simplificado de Prevenção a Incêndio e a Desastre. Neste contexto, o presente trabalho consiste em apresentar o panorama atual da situação de regularização perante as normativas relacionadas à segurança contra incêndio e pânico das edificações de ensino da rede pública estadual da área de articulação do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar e verificar, para aquelas que não possuam um projeto técnico aprovado, se estão enquadradas dentro dos parâmetros do Memorial Simplificado. A amostra contemplou edificações do 9º e 12º Grupamento de Bombeiros. Como resultado, percebe-se que 22% das escolas da amostra não possuem o cadastro junto ao sistema PREVFOGO, bem como 87,5% das edificações ainda não possuem o projeto técnico aprovado, em contrapartida, destas cerca de 35% delas podem vir a se beneficiar pela modalidade simplificada.

Biografia do Autor

Rafaela Tassi Montagner, 4ª Seção do Estado-Maior do 3º Comando Regional de Bombeiro-Militar

Engenheira civil, 4ª Seção do Estado-Maior do 3º Comando Regional de Bombeiro-Militar

Andressa Gobbi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheira civil, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

BRASIL. Lei Federal nº13.425, de 30 de março de 2017. Diretrizes gerais sobre as medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público e dá outras providências, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PARANÁ. Constituição do Estado do Paraná, 1989.

PARANÁ. Lei Estadual nº 16.575, de 28 de setembro de 2010. Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Paraná, 2010a.

PARANÁ. Decreto Estadual nº 7.339, de 08 de junho de 2010. Aprova o Regulamento Interno e dos Serviços Gerais da Polícia Militar do Paraná, 2010b.

PARANÁ. Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Curitiba: 2011.

PARANÁ. Código Estadual de Prevenção de Incêndios, Atualização 2015a.

PARANÁ. NPT 014: Carga Incêndio nas edificações e áreas de risco. Corpo de Bombeiros do Paraná, Curitiba: 2015b.

PARANÁ. NPA 001 Norma de Procedimento Administrativo: Processos de vistoria, licenciamento, fiscalização e recursos. Corpo de Bombeiros do Paraná, Curitiba: 2019a.

PARANÁ. NPA 002 Norma de Procedimento Administrativo: Projeto técnico de prevenção a incêndio e a desastre e memorial simplificado de prevenção a incêndio e a desastre. Corpo de Bombeiros do Paraná, Curitiba: 2019b.

PARANÁ. Lei Estadual nº 20.863, de 07 de dezembro de 2021. Altera a Lei nº 18.424, de 8 de janeiro de 2015 que institui o Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola. Curitiba: 2021.

PREVFOGO. Informações. 2017. Disponível em: http://www.prevfogo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8. Acessado em: 01/09/2021.

SEITO, Alexandre Itiu. GILL, Alfonso Antonio. PANNONI, Fabio Domingos. ONO, Rosaria. DA SILVA, Silvio Bento. DEL CARLO, Ualfrido. SILVA, Valdir Pignatta e. A Segurança contra incêndio no Brasil. 1ª Ed. São Paulo: Projeto Editora, 2008.

SHUNIG, Fernando Raimundo. Políticas públicas em educação e prevenção contra incêndio e pânico: Formulação de mecanismos de avaliação e controle. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-raduação Stricto Sensu em Educaçã

Downloads

Publicado

28.12.2022

Edição

Seção

Artigos Científicos