USO DA FERRAMENTA “VANT” (VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO) NO ÂMBITO DO SETOR PÚBLICO DE PROJETOS RODOVIÁRIOS
Resumo
Eficiência, redução de custos, ganho de produtividade e ganho de consistência dos documentos técnicos são palavras já conhecidas quando se fala do uso da tecnologia “VANT” – Veículo Aéreo Não Tripulado, também conhecido popularmente como “Drone”. Assim, para atingir os objetivos deste trabalho, avaliou-se empiricamente o vulto gerado através do custo e tempo necessário a obtenção das curvas de nível utilizando um VANT para ortofotos, um equipamento de GPS geodésico (RTK) para coordenadas e um computador workstation para pós processamento. Este projeto buscou estudar a aplicabilidade desta ferramenta, visando a obtenção e pós processamento de dados de campo relacionados as atividades do setor de projetos rodoviários. Identificou-se que a tecnologia VANT pode colaborar com a coleta e fornecimento de dados proporcionalmente confiáveis, além de ganho relacionado ao binário tempo/financeiro, já que os produtos gerados a partir do aerolevantamento mostraram-se compatíveis com as curvas de nível da topografia convencional quando sobrepostos. Neste caso, como resultado deste trabalho chegou-se a um erro total médio aproximado de 52 centímetros nos pontos de checagem, o que nos leva a ponderar sobre a importância da correta definição de todas a variáveis envolvidas e também a importância do uso adequado dos produtos gerados.Referências
JUSBRASIL. 5 dificuldades que atrapalham o desenvolvimento no setor público. Disponível em: <https://blog.jusbrasil.com.br/artigos/1280762857/5-dificuldades-que-atrapalham-o-desenvolvimento-no-setor-publico>. Acessado em 24/10/2022.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Drones permitem economia e melhoria nos serviços do Governo de Santa Catarina. Disponível em: <https://www.sc.gov.br/noticias/temas/ciencia-e-tecnologia/drones-permitem-economia-e-melhoria-nos-servicos-do-governo-de-santa-catarina>. Acessado em: 13/01/2022.
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA. DER Utiliza drones para auxiliar na precisão topográfica e eficiência na execução de projetos de obras públicas em Rondônia. Disponível em: <http://www.rondonia.ro.gov.br/der-utiliza-drones-para-auxiliar-na-precisao-topografica-e-eficiencia-da-execucao-de-projetos-de-obras-publicas-em-rondonia/>. Acessado em: 23/07/2021.
GODRONES. DJI Phantom 3 Standard. Disponível em: <https://comparardrones.com.br/drone/dji-phantom-3-standard/>. Acessado em 02/09/2022.
DRONEDEPLOY. Dronedeploy. Disponível em: < https://www.dronedeploy.com/>. Acessado em 30/09/2022.
ADENILSON GIOVANINI. GSD: oque é e quais valores utilizar? Disponível em: <https://adenilsongiovanini.com.br/blog/gsd-descubra-o-que-e/>. Acessado em 26/10/2022.
DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO. Aeronaves Não Tripuladas e o Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro. Disponível em: <https://publicacoes.decea.mil.br/publicacao/ica-100-40>. Acessado em: 25/10/2022.
GEOONE. 8 dicas para garantir a qualidade no aerolevantamento com Drones. Disponível em: < https://geoone.com.br/8-dicas-para-garantir-a-qualidade-no-aerolevantamento-com-drones/>. Acessado em 25/10/2022.
AUTODESK. Autodesk Civil 3D. Disponível em: < https://www.autodesk.com.br/products/civil-3d/overview?term=1-YEAR&tab=subscription>. Acessado em 29/09/2022.
ELM TOPOGRAFIA. Quanto tempo leva para fazer um levantamento topográfico geral? Disponível em: <http://elmtopografia.com.br/duvidas.html>. Acessado em 25/10/2022.
DROENG. RTK ou PPK: o que realmente compensa quando o assunto são os drones? Disponível em: <https://blog.droneng.com.br/rtk-ou-ppk-o-que-realmente-compensa-quando-o-assunto-e-drones/>. Acessado em 30/09/2022.
AGISOFT. Agisoft Metashape. Disponível em: <https://www.agisoft.com/>. Acessado em 29/09/2022.
SPBIM. O que é nuvem de pontos (Point Clouds)? Disponível em: <https://spbim.com.br/o-que-e-nuvem-de-pontos/>. Acessado em 26/10/2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.