ANÁLISE DO EXCESSO DE VELOCIDADE NA ÁREA CALMA DE CURITIBA – PR.

Autores

  • Louise Fuhrmann Departamento de Transportes, Universidade Federal do Paraná
  • Eduardo Cesar Amancio Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
  • Pedro Augusto Borges dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Jorge Tiago Bastos Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

condução naturalística, urbano, zona de redução de velocidade, excesso de velocidade.

Resumo

Em 2015, uma zona de moderação de tráfego foi implementada no centro da cidade de Curitiba/PR e o limite de velocidade foi padronizado para 40 km/h. O objetivo dessa pesquisa foi identificar e quantificar os episódios de excesso de velocidade ocorridos nesta região. A metodologia utilizada foi baseada no Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro (NDS-BR) que coletou as velocidades praticadas segundo a segundo de uma amostra de 32 condutores na cidade por meio de câmeras e um GPS. Foram utilizadas apenas as velocidades 10% acima do limite estabelecido, ou seja, iguais ou acima de 44 km/h, bem como apenas os episódios de excesso que tiveram uma duração acima da média, isto é, acima de 8,354 segundos. Como resultado, as vias coletoras apresentaram a maior concentração dos excessos de velocidade. No geral, essas vias possuem um número elevado de faixas, ausência de sinalização e de radares e interseções em desnível que não condizem com um trânsito calmo. Como conclusão, tem-se que a regulamentação de uma Área Calma necessita ser complementada por estratégias adicionais de gestão da velocidade que induzam o respeito aos limites de velocidade.

Biografia do Autor

Louise Fuhrmann, Departamento de Transportes, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Transportes, Universidade Federal do Paraná

Eduardo Cesar Amancio, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba

Pedro Augusto Borges dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano, Universidade Federal do Paraná

Jorge Tiago Bastos , Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano, Universidade Federal do Paraná;

Referências

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Publicado

14.02.2023

Edição

Seção

Artigos Científicos