CAMINHABILIDADE NO CENTRO URBANO HISTÓRICO DE SÃO JOÃO DEL-REI, MG

Autores

  • Erik Fillipy de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
  • Bárbara Abreu Matos Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
  • Patrícia Capanema Alvares Fernandes Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Palavras-chave:

Índice de Caminhabilidade, Pedestre, Mobilidade Ativa, Cidades Históricas.

Resumo

A mobilidade ativa, formada por pedestres e ciclistas, se insere em uma sociedade que proporcionou maiores investimentos ao transporte motorizado, frutos de um período transformador, relacionado ao incentivo econômico industrial, o que causou uma mudança significativa no aumento da frota circulante nas ruas. O pedestre por sua vez deixou de ser prioridade, o que contribuiu para uma infraestrutura cada vez menos acessível e segura para o ato de caminhar. Quando o assunto envolve as cidades históricas, surge o fator para compressão do traçado colonial e desafiador do ponto de vista por melhores adequações ao modal ativo. Este trabalho busca investigar a adequação da infraestrutura de pedestres no centro histórico tombado de São João Del-Rei (MG), através da aplicação do Índice de Caminhabilidade das Cidades Históricas – ICCH. As análises foram coletadas em campo, objetivando avaliar os 15 parâmetros, distribuídos em 5 categorias, relacionando as condições sociais, turísticas e econômicas do ambiente urbano. Em vista da análise, os resultados dos indicadores não foram satisfatórios, sendo classificados como ruim em todos os quesitos, apontando a necessidade de melhorias em aspectos que incluem acessibilidade, segurança dos pedestres e manutenção dos equipamentos urbanos.

Biografia do Autor

Erik Fillipy de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Bárbara Abreu Matos, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Patrícia Capanema Alvares Fernandes, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

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Publicado

14.02.2023

Edição

Seção

Artigos Científicos