VELOCIDADE VEICULAR NO MOVIMENTO DE CONVERSÃO EM CRUZAMENTOS URBANOS

Autores

  • Rafael Alessandro Szeliga Universidade Federal do Paraná
  • Bruno Henrique Suzuki Chaves Universidade Federal do Paraná
  • João Vitor Ferreira Vieira Universidade Federal do Paraná
  • Daniela Trentin Nava Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jorge Tiago Bastos Universidade Federal do Paraná

Resumo

Desenhos de vias que priorizam o fluxo de veículos incentivam altas velocidades e normalmente não oferecem ambientes seguros para os usuários mais vulneráveis. Sob esse aspecto, os raios de esquinas têm impacto direto sobre a velocidade de conversão dos veículos e distância de travessia dos pedestres. Raios menores nos cruzamentos estão associados a benefícios em termos de segurança, induzindo os usuários de veículos a velocidades mais baixas durante o movimento de conversão. A presente pesquisa tem por objetivo estudar a relação entre a velocidade veicular no movimento de conversão e os raios nas interseções em cruzamentos urbanos. Para tanto lançou-se mão dos dados disponíveis do Estudo Naturalístico Brasileiro (NDS-BR) para a cidade de Curitiba, PR, e seu entorno próximo. Os dados obtidos indicaram que velocidades médias de 18,41 km/h para raios menores ou iguais a 5 metros, 19,80 km/h para raios entre 5 e 7 metros, 20,27 km/h para raios entre 7 e 10 metros e por fim velocidades médias de 24,02 km/h em raios superiores a 10 metros, sendo esses valores estatisticamente superiores aos demais.

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Publicado

14.02.2023

Edição

Seção

Artigos Científicos