INFLUÊNCIA DO FATOR DE FORMA NO DIMENSIONAMENTO DE SAPATAS DE DIVISA

Autores

  • Alex Novak Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nicole Hansen Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Fundações, Engenharia Civil, Fundações Rasas, Sapatas, Sapatas de divisa, Viga alavanca, Dimensionamento de fundações

Resumo

Este artigo apresenta um estudo realizado variando o fator de forma de sapatas de divisa com viga alavanca para valores além dos recomendados, permitindo assim, verificar as reais diferenças ao se fazer essas variações, bem como, entender o porquê das recomendações acerca dos valores especificados. A execução e resultados se deu por meio de seis dimensionamentos com fatores de forma diferentes, os quais iniciavam em F = 1,  variando a cada 0,5, até atingir 3,5, os dimensionamentos tiveram valores característicos fixos, sofrendo apenas variações nas três dimensões principais da sapata. A primeira conclusão obtida foi que, ao se utilizar valores muito acima do recomendado para o fator de forma, esse acarretará em sapatas muito altas, inviabilizando sua execução, ocorrendo o mesmo para valores abaixo do recomendado. A segunda e principal conclusão para utilizar o fator de forma variando entre 2 e 2,5, é que seu uso acarretou na maior economia com relação a quantidade de armadura utilizada, ao se quantificar a armadura das duas sapatas e da viga de alavanca, possuindo o ponto ótimo de economia em 2,5, enquanto que outros valores próximos apresentaram consumo maior de aço.

Referências

ANDRADE, Stephane L. P. et al. Fundações diretas ou rasas. In: Fundações e Obras de Contenção. Porto Alegre: SAGAH, 2021. p. 29-54.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto armado – Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

BASTOS, Paulo Sérgio dos Santos. Sapatas de fundação. Notas de Aula do Curso de Estruturas de Concreto III. UNESP. Bauru, 2016.

Kurian, N. P. (2005), “Design of foundation systems”, (New Delhi, India: Alpha Science Int'l Ltd.).

LUÉVANOS ROJAS, A. A new model for the design of rectangular combined boundary footings with two restricted opposite sides. Revista ALCONPAT, v. 6, n. 2, p. 172 -187, 31 May 2016.

HAEFLIGER, ROBSON HUMBERTO ROSSATTO. COMPARAÇÃO DE SOLUÇÕES PARA FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS DE DIVISA EM UM SOBRADO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil.) - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, [S. l.], 2021.

Downloads

Publicado

13.04.2023

Edição

Seção

Artigos Científicos