Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Técnico-Científica CREA-PR é uma publicação multidisciplinar, editada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná. Objetiva a disseminação do conhecimento científico produzido nas áreas das engenharias, agronomia e geociências, possibilitando maior visibilidade aos avanços científicos e tecnológicos observados nas referidas áreas e auxiliando no desenvolvimento sustentável da sociedade.

Também compete ao periódico apresentar reflexões técnicas e críticas dos assuntos afetos às áreas supramencionadas, a fim de cumprir seu papel social.

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a submissão, caberá ao Coordenador Editorial analisar previamente a forma e o conteúdo submetido e, se considerado apto, encaminhar eletronicamente a pelo menos dois avaliadores, especialistas da área e membros do Conselho Avaliador.

Artigo científico será avaliado pelo Conselho Avaliador Científico e artigo técnico pelo Conselho Avaliador Técnico.

Após a avaliação, o artigo retorna com as observações dos avaliadores ao Comitê Editorial, que poderá decidir por incluir o artigo aprovado em qualquer edição da Revista Técnico-Científica CREA-PR, não obrigatoriamente na próxima edição a ser publicada após a aprovação do artigo.

 

Periodicidade

Serão publicadas 3 edições da Revista Técnico-Científica CREA-PR anualmente, com periodicidade quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo dentro do princípio de democratizar o conhecimento.

Formato e Submissão

A Revista Técnico-Científica CREA-PR será veiculada exclusivamente em meio eletrônico.

A submissão de artigos é restrita aos profissionais registrados e um dos CREAs do país, não obrigatoriamente no CREA-PR. Também poderão publicar artigos os técnicos de nível médio, desde que regularmente registrados no CREA.

Os coautores de artigos não necessitam ter registro no CREA, apenas o autor.

Não é realizado qualquer tipo de pagamento ou ressarcimento aos autores e/ou leitores da Revista Técnico-Científica CREA-PR.

Conteúdo

Poderão ser aceitos e publicados na Revista Técnico-Científica CREA-PR artigos científicos ou artigos técnicos de revisão de bibliografia pré-existente, resenhas e estudos de caso nas áreas das engenharias, agronomia e geociências.

Não serão aceitos relatórios, traduções, artigos científicos já publicados em outros periódicos, sites ou que impliquem em promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

Periodicidade

Serão publicadas 3 edições da Revista Técnico-Científica CREA-PR anualmente, com periodicidade quadrimestral.

Número de Artigos

Em cada edição serão divulgados no mínimo 12 e no máximo 24 trabalhos, que somente serão publicados após submissão e aceitação pelo Comitê Editorial. Estas limitações não se aplicam a edições especiais da Revista.

Em cada edição serão publicados pelo menos 6 artigos científicos de caráter original, compondo anualmente o acervo mínimo de 18 artigos inéditos.

Os demais artigos selecionados para compor uma edição da Revista poderão ser de caráter técnico.

Conselhos Avaliadores

Existem dois conselhos avaliadores, um técnico e outro científico.

O Conselho Avaliador Técnico é composto por conselheiros e inspetores do CREA-PR, indicados respectivamente pelas Câmaras Especializadas e pelo Colégio de Entidades de Classe.

O Conselho Avaliador Científico é composto por membros indicados pelas instituições de ensino, entidades de classe ou pelo Presidente do Crea-PR.

Após a indicação, os nomes deverão ser homologados pelo Plenário do Crea-PR.

Não há mandato fixado para os membros do Conselho Avaliador.

É de responsabilidade dos membros do Conselho Avaliador avaliar e emitir parecer sobre os artigos submetidos, competindo a função a profissional que possua vínculo com instituição de ensino, tenha curso superior e registro no Sistema Confea/Crea e, no mínimo, mestrado em áreas afetas.

Emissão de Declarações

Caso o avaliador da Revista necessite de declaração desta função, poderá solicitar pelo seguinte link.

Caso o autor de artigo necessite de declaração referente a artigo avaliado ou publicado, poderá solicitar pelo seguinte link.