APLICAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO PARA RANQUEAMENTO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS DESENVOLVIDO PELO ESCRITÓRIO MODELO DE ENGENHARIA CIVIL – EMEA/UFPR – UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Mauro Lacerda Santos Filho Professor PhD., Universidade Federal do Paraná
  • Cezar Falavigna Silva Discente de Engenharia Civil, Universidade Federal do Paraná

Resumo

O papel da engenharia civil não encerra quando uma obra é entregue, já que deve ser garantido que a estrutura suporte as solicitações durante sua vida útil. Para isso, algumas manutenções são necessárias a fim de garantir que a edificação consiga chegar ao limite desse período. Porém, no Brasil, principalmente em obras públicas, isso não acontece com a frequência devida, especialmente com Obras de Arte Especiais, ainda mais se somado as restrições orçamentárias impostas recentemente. Portanto, criar um modelo de ranqueamento, no qual, pode-se focar nas estruturas com as condições mais críticas, é de suma importância para o planejamento e gestão dessas obras. Esse artigo propõe a aplicação de um modelo matemático de avaliação desenvolvido no Escritório Modelo de Engenharia Civil – EMEA da Universidade Federal do Paraná.

Referências

COMITÉ EURO-INTERNACIONAL DU BETÓN. Bulletin 243: Strategies for Testing and Assessment of Concrete Structures. Suíça, 1998.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES. DNIT 010/2004 – PRO: Inspeções em pontes e viadutos de concreto armado e protendido. Rio de Janeiro, 2004.

EUROPEAN CO-OPERATION IN THE FIELD OF SCIENTIFIC AND TECHNICAL RESEARCH. COST 345: Methods used in the european states and assess the condition of highway structures, 2007 .Disponível em: <http://cost345.zag.si/Reports/COST_345_WG23.pdf>. Acesso em 21 ago. 2016.

LICHTENSTEIN, Noberto B. Procedimento para formulação de diagnósticos de falhas e definição de conduta adequada à recuperação de edificações. Dissertação – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, p. 191. São Paulo, 1985.

SITTER, W.R. Costs for Service Life Optimization. The “Law of Fives”. CEB-RILEM Durability of Concrete Structures, 1984

Downloads

Publicado

31.08.2017

Edição

Seção

Artigos Científicos