MODELO MATEMÁTICO DE RANQUEAMENTO: AVALIAÇÃO DO ACRÉSCIMO DO ESFORÇO HORIZONTAL NOS PILARES DEVIDO AO ACÚMULO DE DETRITOS

Autores

  • André Luiz Tonso Fabiani Professor Dr., Universidade Federal do Paraná
  • Cezar Falavigna Silva Discente de Engenharia Civil, Universidade Federal do Paraná

Resumo

O principal problema que uma obra de arte especial (OAE) pode apresentar seria sua ruína. Para o caso de pontes, na grande maioria dos casos dessas situações, o colapso é decorrente de fatores ligados ao corpo hídrico que essas transpõem. Portanto, é indispensável gerar um modelo sobre o qual fatores ligados à parte hídrica possam ser avaliados. Um desses fatores é o incremento dos esforços nos pilares por conta do acúmulo de detritos. Utilizando o modelo de avaliação de obras de arte especiais (OAE) desenvolvido pelo Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), esse artigo propõe uma metodologia de avaliação do quesito e como parametrizá-lo no modelo matemático do EMEA/UFPR. Trabalho publicado no 2º Simpósio Paranaense de Patologia das Construções.

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas e Técnicas: NBR 7187:2003 – Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido – Procedimento

CHANG, F.F.M. A statistical summary of the cause and cost of bridge failures. Federal Highway Administration – FHWA emergency relief files, 1973

COMITÉ EURO-INTERNACIONAL DU BETÓN. Bulletin 243: Strategies for Testing and Assessment of Concrete Structures. Suíça, 1998

EUROPEAN CO-OPERATION IN THE FIELD OF SCIENTIFIC AND TECHNICAL RESEARCH. (2007). COST 345: Methods used in the european states and assess the condition of highway structures. .Disponível em: <http://cost345.zag.si/Reports/COST_345_WG23.pdf>. Acesso em 21 ago. 2016

WARDAHANA. Kumalasari; HADRIPRIONO, Fabian C. Analysis of recent bridge failures in the United States. Journal of Performance Of Constructed Facilities. 17:3 p. 144-150, 2003.

Downloads

Publicado

01.09.2017

Edição

Seção

Artigos Científicos