AVALIAÇÃO PARA INTERVENÇÃO EM REVESTIMENTO ADERIDO DE FACHADA – ESTUDO DE CASO NA CIDADE DO RECIFE.
Resumo
Algumas fachadas de edificações residenciais e comerciais têm apresentado problemas sistêmicos de estufamento e consequente descolamento do revestimento cerâmico. Exemplo disto cita-se o caso de uma edificação residencial, na cidade do Recife-Pe, cuja idade de construção é de 30 anos e vem apresentando problema generalizado de descolamento da cerâmica da fachada conduzindo o condomínio a optar pela troca total do revestimento de acabamento final. Desta forma o trabalho avaliou se a camada de emboço ainda possuí condições técnicas para receber um novo revestimento semelhante ao sistema já existe. A avalição foi realizada por meio de inspeção visual, levantamento do histórico dos problemas e ensaio para determinação da resistência de aderência à tração do emboço, segundo a ABNT NBR 13528:2010. Com base no critério normativo, apenas 1 (um) resultado, dentre 84 pontos de ensaio, apresentou valores acima de 0,3 MPa, o que confirma a inadequação da argamassa de emboço original do prédio.Referências
RIBEIRO, C.C.; PINTO, J.D.S.; STARLING, T. Materiais de construção civil, 3.ed. UFMG. 2011.
AZEREDO, Hélio Alves de. O Edifício e seu acabamento. São Paulo: Edgard Blücher, 1987.
JUNIOR, H.S. Contribuição ao estudo dos revestimentos argamassados externos em substratos de concreto com vistas à minimização da geração de resíduos. 2008. Dissertação (mestrado em qualidade ambiental). Centro Universitário Feevale, Nova Hamburgo.
FIORITO, Antonio J. S. I. Manual de argamassas e revestimentos: estudos e procedimentos de execução. 2. ed. São Paulo: Pini, 2009.
RIBEIRO, Fabiana Andrade. Juntas de movimentação em revestimentos cerâmicos de fachada. – Pini, São Paulo, 2010.
FLAIN, Eleana Patta. Tecnologia de produção de revestimentos de fachadas de edifícios com placas pétreas. São Paulo, 1995.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7200: Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - procedimento. Rio de Janeiro; ABNT, 1998.
BAUER, E. (Ed.) Revestimento de argamassa: características e peculiaridades. Brasília: LEM- UnB; SINDUSCON, 2005.
CARASEK, H. Argamassas. In: ISAIA, G. C. (Ed). Materiais de construção civil e princípios de ciência e engenharia de materiais. 1. ed. São Paulo: Arte Interativa, 2007. Cap. 26.
ANTUNES, G.R. Estudo de Manifestações Patológicas em Revestimentos de Fachada em Brasília: Sistematização da incidência de casos. 178p. Dissertação (mestrado). Faculdade de Tecnologia. UnB, Brasília, 2010.
YAZIGI, Walid. A técnica de edificar. 10 ed. - São Paulo: Pini; Sinduscon, 2009.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13816: Placas cerâmicas para revestimento - Terminologia. Rio de Janeiro; ABNT, 1997.
MEDEIROS, Jonas Silvestre. Tecnologia e projeto de revestimentos cerâmicos de fachadas de edifícios. 1999. 457p. Tese (Doutorado) – scola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999
ROSCOE, Márcia T. Patologias em revestimento cerâmico de fachadas. 2008. 81f. Monografia (Especialização em Construção Civil) – Departamento de Engenharia de Materiais de Construção, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: Acesso em: 17 mai. 2012
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14081-4: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas. Parte 4: Determinação da resistência de aderência à tração. Rio de Janeiro; ABNT, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13528: Revestimento de paredes de argamassas inorgânicas - Determinação da resistência de aderência à tração - Especificação. Rio de Janeiro; ABNT, 2010.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13749: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Especificação. Rio de Janeiro; ABNT, 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13755: Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante - Procedimento. Rio de Janeiro; ABNT, 1996.Devem seguir as normas da ABNT.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.