PROPOSTA METODOLÓGICA EXEMPLIFICADA DE INSPEÇÕES DE CAMPO PARA AVALIAÇÃO DE ANOMALIAS EM BARRAGENS DE TERRA HOMOGÊNEA
Resumo
Acidentes decorrentes de rupturas de barragens causaram efeitos catastróficos à sociedade em todo o mundo (impactos socioeconômicos e ambientais), induzindo a regulamentação por parte dos governos e consequente responsabilização dos proprietários quanto à manutenção das estruturas. Em 2010 foi criada a Lei nº 12.334/2010 que tem como objetivo garantir a observância de padrões de segurança de barragens reduzindo a possibilidade de acidentes e suas consequências. Neste trabalho busca-se apresentar um método exemplificado para realização de inspeções de campo em barragens de terra, para estabelecer um diagnóstico das causas das anomalias encontradas e para analisar a barragem sob os aspectos hidrológicos, de estabilidade e riscos associados. As análises basearam-se nos critérios do Manual de Segurança e Inspeções de Barragens. As condições de segurança (Risco e Dano Potencial Associado) da barragem fundamentaram-se nos critérios da Lei n° 12.334/2010.Referências
BRASIL. Lei nº 12.334, de 20 de Setembro de 2010.
BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Manual de segurança e inspeção de barragens. Brasília, p. 138. 2002.
BRASIL. Resolução n° 143, de 10 de Julho de 2012. Estabelece critérios gerais de classificação de barragens por categoria de risco, dano potencial associado e pelo volume do reservatório, em atendimento ao art. 7° da Lei n° 12.334, de 20 de setembro de 2010. Diário Oficial da União, Brasil, 04 de Setembro de 2012. Disponível em: http://www.cnrh.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1635. Acesso em: 21 Jan. 2017.
U.S. BUREAU OF RECLAMATION. Design Standards No. 13: Embankment Dams. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.