ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE TEOR DE UMIDADE E OS ÍNDICES DE PENETRAÇÃO ESTÁTICO E DINÂMICO

Autores

  • Jeselay Hemetério dos Reis Universidade Estadual de Maringá
  • João Henrique de Freitas Universidade Estadual de Maringá
  • Antônio Belincanta Universidade Estadual de Maringá

Resumo

No campo da investigação geotécnica o Penetrômetro de Cone Dinâmico (DCP) e o Penetrométrico de Cone Estático (ECP) vêm se firmando como um método alternativo para avaliar a capacidade de suporte do solo. O efetivo controle de compactação do solo, pelo método tradicional, tem sido considerado dispendioso, em termos de tempo e recursos. No entanto o controle de compactação de solo na pavimentação é imperativo para o bom desempenho da obra. O trabalho trata da utilização do DCP e ECP para o controle da resistência das camadas de solo compactados, por meio do índice de penetração e do teor de umidade do solo. Utilizou-se dos ensaios do DCP e do ECP em amostra de solo compactados em laboratório, em diferentes condições de umidade, no qual pode-se estabelecer a relação do índice de penetração (S) ou da tensão de ruptura (qc) com os índices físicos: teor de umidade e peso especifico aparente seco. Os resultados encontrados colaboram com aplicabilidade dos ensaios.

Referências

ABNT NBR 7182 (1984) SOLO- Ensaio de compactação. Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT, São Paulo, Brasil.

ABNT NBR 6457 (1986) AMOSTRA DE SOLO- Preparação para ensaios de caracterização”. Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT, São Paulo, Brasil.

ABNT NBR 6508 (1984) Grãos de solos que passam na peneira de 4,8 mm- Determinação da massa especifica. Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT, São Paulo, Brasil.

ABNT NBR 7181 (1984) SOLO - Analise granulométrica. Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT, São Paulo, Brasil.

Alves, A. B. C; M.Sc; Triches, G. Metodologia de controle tecnológico de execução da camada final de terraplanagem utilizando o penetrômetro dinâmico de cone. GEOSUL 2002.

Belincanta, A.; Reis, J.; Michelan, P. P.; Estudo de correlação entre ensaios penetro métricos estáticos e dinâmicos. In: engenharia geotécnica para desenvolvimento, inovação e sustentabilidade. Maringá: 2010 UEM.

Belincanta, A.; Reis, J.: Avaliação do uso de penetrômetro dinâmico de cone para controle de execução das fundações de pavimentos rodoviários. Maringá: UEM, 2004.

Belincanta, A.; J.Lukiantchuki, A.; Reis, J. H. C. Control of soil compaction in pavement layers: A new approach using the dynamic cone penetrometer (DCP).State University of Maringa, Department of Civil Engineering. International Conference on Geotechnical and Geophysical site Characterisation, 2016, Gold Coast, 5th ISC, 2016, Australia.

Crispim, F. A. Influência de variáveis de compactação na estrutura dos solos: caracterização geotécnica, química, mineralógica, e microestrutura. 2010. 125f. Dissertação (Doctor em Engenharia civil- Area de Geotecnia) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG-Brasil. 2010.

Edil, T. B.; Benson, C. H. Investigation of soil stiffness gauge and dynamic cone penetrometer for earthwork property evaluation. Wisconsin: University of Wisconsin-Madson, 2004.

Filho, H. B. M. Aplicação do cone de penetração dinâmica (CPD) como alternativa para fundações rasas. 2007. 128f. Dissertação (Mestrado em Engenharia civil- área Geotecnia) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PA-Brasil. 2004.

Stolf, R (1991): Teoria e teste experimental de fórmulas de transformação dos dados de penetrômetro de impacto em resistência do solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, v.15, n.2.

Downloads

Publicado

01.09.2017

Edição

Seção

Artigos Científicos