VALORAÇÃO AMBIENTAL DA RECICLAGEM PARA A REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2

Autores

  • Edson Henrique Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina
  • Leliana Aparecida Casagrande Luiz Instituto Ambiental do Paraná
  • Clarissa Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O presente trabalho buscou evidenciar a importância da reciclagem de resíduos sólidos como ferramenta na mitigação dos impactos ambientais, através da valoração da reciclagem com vistas à redução de CO2. O objetivo da pesquisa foi estimar a destinação dos principais resíduos de uma empresa recicladora na região metropolitana de Londrina/Paraná/Brasil no ano de 2017, realizando a valoração ambiental desses resíduos como forma de reduzir emissões de CO2. Para facilitar os cálculos foram divididos os materiais em 4 grupos, Papel (papel branco, papel misto, tetra pak e papelão) 2004,55 t; Plástico (PEAD, PEBD, PS, PP e Pet) 741,84 t; Alumínio 42,06 t e Vidro 14 t. A metodologia utilizada consiste em valorar a reciclagem fundamentada no cálculo Recuperação e Reciclagem de Materiais de Resíduos Sólidos (AMS-III.AJ), onde foram calculadas as emissões decorrentes da produção (BE) e da reciclagem (ER), esta ferramenta possibilita a visualização na redução de CO2, proposta pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), o resultado foi chamado de valor ambiental da reciclagem (RE) com cada grupo apresentando seu respectivo valor ambiental: Papel: 5.224,87 KgCO2  t-1; Plástico: 3.979,08 KgCO2  t-1; Alumínio: 16.301,02 KgCO2 t-1 e Vidro: 309,16 KgCO2  t-1. Por fim, quando atrelado a reciclagem destinada (t) com o valor ambiental da reciclagem (KgCO2 t-1), obtém as emissões evitadas pelo processo, 14.115.303,01 Kg de CO2 em 2017. Em que pese os resultados da valoração ambiental da reciclagem com vistas à redução nas emissões de CO2 corroboram a importância de se avaliar o serviço prestado pela reciclagem como forma de contribuição efetiva na mitigação da degradação ambiental. Palavras-chave: reciclagem, valoração ambiental, emissões evitadas.

Biografia do Autor

Edson Henrique Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Engenheiro Ambiental (CREA-PR 166619/D). Especialista em Economia Ambiental: Valoração, Licenciamento, Auditoria, Educação e Perícia - UEL (2018). Cursou o mestrado em Economia Regional como aluno especial - UEL (2017). Mestrando em Bioenergia - UEL (2020). Pós Graduando em Direito Ambiental e Urbanístico - FMP (2020). 2º Tesoureiro da Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais -ANPEA. Tem experiência em Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Monitoramento de Áreas Degradadas e Arborização Urbana.

Leliana Aparecida Casagrande Luiz, Instituto Ambiental do Paraná

Geógrafa, possui mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Servidora do Instituto Ambiental do Paraná com a função de Gerente do Parque Estadual Mata dos Godoy, Coordenadora Regional de Educação Ambiental e atividades de Licenciamento. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Educação Ambiental. É docente da Unopar com a disciplina Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do curso (EAD) de Tecnologia em Gestão Ambiental e é professora convidada da UEL na pós de Economia do Meio Ambiente com a temática Educação Ambiental e na UENP em Cornélio Procópio na pós com a temática Licenciamento Ambiental.

Clarissa Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL ; Mestra em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito - EPD ; Graduada em Direito pela Faculdade do Norte Paranaense - Uninorte; Graduada em Geografia pela FATEC; Técnico Profissional em Meio Ambiente pela Unopar - Uiversidade Norte do Paraná; Professora convidada no curso de Especialização em Direito Ambiental/UEL. Professora convidada no curso de Especialização de Ensino e Geografia/UEL. Áreas de interesse:Direito Ambiental, Direito Constitucional, Educação Ambiental em espaços formais e não-formais. Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: A Propriedade Privada e sua Proteção Ambiental (UEL) e do Grupo de Pesquisas em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (UEL) e A Água: Transpondo o conhecimento científico para a Educação Ambiental e a Educação para a Saúde (UEL, UEM, UNILA, UENP e Universidade do Minho - Portugal.)

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Publicado

11.07.2019

Edição

Seção

Artigos Científicos