AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA TÉRMICA DE NÚCLEOS ISOLANTES DE TELHAS TERMOACÚSTICAS EM EDIFICAÇÕES NA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO-PR

Autores

  • Paula Cristina Souza UTFPr-CM - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão
  • Victor Dias Scarelli UTFPr-CM
  • Paulo Henrique Rodrigues Centro Universitário Integrado - CIES - CM

Resumo

Este trabalho apresenta uma avaliação da eficiência térmica de núcleos isolantes de telhas termoacústicas em edificações, a partir do monitoramento em ambiente real, na área central, na cidade de  Campo Mourão, Paraná, Brasil. Desenvolve-se através da avaliação quantitativa das diferenças de temperatura verificadas nas superfícies das telhas e do fluxo de calor por condução que passa através do material isolante, buscando determinar as eficiências térmicas destas coberturas ante o emprego de espuma rígida de poliestireno expandido (cobertura A) e espuma rígida de poliisocianurato (cobertura B). Os resultados da eficiência térmica, através do fluxo de calor por condução indicaram um melhor desempenho do poliisocianurato em todas as faixas avaliadas, com a eficiência no isolamento térmico variando de 30% a 40%, aproximadamente. Ainda, foi verificada uma redução em até 30% na taxa de fluxo de calor que adentra as coberturas para esse isolante em relação ao poliestireno para temperaturas de 60°C até 65°C.

Biografia do Autor

Paula Cristina Souza, UTFPr-CM - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão

Graduada em Engenharia Civil - UEMMestre em Engenharia Agricola - UNIOESTEDoutora em Engenharia Química - UEMDocente do curso de Engenharia Civil da UTFPr-CM.

Victor Dias Scarelli, UTFPr-CM

Graduado em Engenharia Civil - UTFPr-CM

Paulo Henrique Rodrigues, Centro Universitário Integrado - CIES - CM

Graduado em Engenharia Civil - UTFPr - CMMestre  em Engenharia Química - UEMDocente do curso de Engenharia Civil do CIES-CM.

Referências

______ ABNT. NBR 15220: Desempenho térmico de edificações – Parte 1: Definições, símbolos e unidades. Rio de Janeiro, 2003.

______ ABNT. NBR 15366-1: Painéis industrializados com espuma rígida de poliuretano. Parte 1: Requisitos e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2006.

GASPARINI, R., MOURA, L. & JABUR, A. Análise do uso da lã de vidro como isolante térmico em edificações. In: XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construtivo. Florianópolis, SC, p. 410–417, 2006.

LAMBERTS, R; LOMARDO, L. L. B.; AGUIAR, J. C.; THOMÉ, M. R. V. Eficiência energética em edificações: estado da arte. Procel/ELETROBRÁS. Mar.1996.

PEDOTE, L & FRANCO, T. Análise da Eficiência Térmica de Diferentes Tipos de Coberturas para Casas de Emergência. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.

SIQUEIRA, T. C. P. A.; AKUTSU, M.; LOPES, J. I. E.; SOUZA, H. A. Dados climáticos para avaliação de desempenho térmico de edificações. R. Esc. Minas, Ouro Preto, 58(2): 133-138, abr. jun. 2005.

SORGATO, M. J.; MELO, A. P.; MARINOSKI, D. L.; LAMBERTS, R. Análise do procedimento de simulação da NBR 15575 Para avaliaçãodo desempenho térmico de edificações residenciais. Ambiente Construído, Porto Alegre,v. 14, n. 4, p. 83-101, out./dez. 2014. ISSN 1678-8621.

Downloads

Publicado

19.08.2020

Edição

Seção

Artigos Científicos