IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE ÁGUA CONTAMINADA POR MATÉRIA ORGÂNICA NA PRODUÇÃO DE CONCRETO
Resumo
As obras de alvenaria, principalmente aquelas destinadas para habitação, são, por muitas vezes planejadas e executadas sem qualquer acompanhamento técnico, este aspecto pode comprometer o desempenho da edificação com relação as manifestações patológicas que podem surgir pela falta de qualificação dos insumos que compõem os materiais, em especial o concreto. Neste cenário, o presente trabalho buscou avaliar quais são os impactos da utilização de água contaminada por matéria orgânica na produção de concreto na região do Alto Iguaçu no município de Porto Amazonas, tomando como amostras de água de três fontes: água do Rio Iguaçu, de um poço próximo ao rio e de água de concessionária. Os parâmetros estudados foram a resistência e porosidade do concreto além da relação entre eles. Os resultados obtidos demonstraram que as amostras produzidas com água de referência possuem uma resistência em média 25% superior comparada com as amostras produzidas com água contaminada. Para o quesito porosidade os resultados não apresentaram os valores esperados. Os concretos produzidos com água de referência apresentaram resultados em média 46,7% superior comparada com as amostras produzidas com água contaminada.Referências
ADÃO, F. X., HEMERLY, A. C., Concreto Armado: Novo Milênio: Cálculo Prático e Econômico. Editora Inteciência, Rio de Janeiro, 2002.
ANDRIOLO, F. R., SGARBOZA, B. C. Inspeção e Controle de Qualidade do Concreto. Newswork, São Paulo, 1993.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15900-1: Água para Amassamento do Concreto – Parte 1: Requisitos. Rio de Janeiro, 2009.
BRASIL - MINISTÉRIO DA SAÚDE - SECRETARIA DE VIGILÂNICA EM SAÚDE – COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL, Portaria MS n.º 518/2004, Editora do Ministério da Saúde, Brasília 2004.
CMN - COMITÊ MERCOSUL DE NORMALIZAÇÃO - NM 137:97 - Argamassa e Concreto - Água para Amassamento e Cura e Argamassa e Concreto de Cimento Portland, CMN, 1997.
GUIMARÃES, A. T.C, Propriedades do Concreto Fresco – Concreto. Ensino, Pesquisa e Realizações, Editor Geraldo Cechella Isaia. IBRACON, São Paulo, 2005.
HELENE, P. R. L., Contribuição ao Estudo da Corrosão em Armaduras de Concreto Armado. Universidade de São Paulo - Escola Politécnica - Tese, São Paulo, 1993.
IAP - INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ, Monitoramento da Qualidade das Águas dos Rios da Região Metropolitana de Curitiba no Período de 2002 a 2005, Instituto Ambiental do Paraná, Curitiba, 2005
IAP - INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ, Monitoramento da Qualidade das Águas dos Rios da Bacia do Alto Iguaçu na Região Metropolitana de Curitiba, no Período de 2005 a 2009, Instituto Ambiental do Paraná, Curitiba, 2009
IDE, A. H., OSAWA, R.A., DOS SANTOS, M. M., DE AZEVEDO, J. C. R., VAN KAICK, T. S., Utilização do IQA na avaliação da qualidade das águas da Bacia do Alto Iguaçu, 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, São Paulo, 2012.
LINDNER, B., Diagnóstico Espacial -Temporal da Qualidade da Água do Rio Iguaçu na Região da Bacia do Alto Iguaçu, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Construção Civil - Curso de Engenharia de Produção Civil - Trabalho de Conclusão de Curso, Curitiba 2013.
MEHTA, K. P., MONTEIRO, P.J.M. Concreto. Microestrutura, Propriedades e Materiais, Editora PINI, São Paulo, 2014.
QUARCIONI, V. A., CHOTOLI, F. F., SERGIO CIRELLI ÂNGULO, S. C., GUILGE, M. S., CAVANI, G. R., DE CASTRO, A. L., CINCOTTO, M. A., Estimativa da Porosidade de Argamassas de Cimento e Cal pelo Método de Cálculo de Volumes, Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, Porto Alegre, 2009.
SCHULLER, D., Unidade IX - Microbiologia de Água Destinada ao Consumo Humano - Microbiologia e Genética Molecular Microbiana - Manual de Laboratório, Copissaurio, 2004.
TUTIKIAN, B.F., HELENE, P.R., Concreto: Ciência e Tecnologia - Capítulo 12 - Dosagem dos Concretos de Cimento Portland, Editor: Geraldo Cechella Isaia, IBRACON São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.