DIAGNÓSTICO DA VULNERABILIDADE DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA CIDADE DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Otavio Henrique da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Luciana Mação Bernal Universidade Federal de São Carlos
  • Taiany Richard Pitilin Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Beatriz Pereira Segadilha Universidade Federal de São Carlos
  • Camila Umbelino Carvalho Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Vista a importância da promoção da segurança viária nas cidades, o conhecimento da dinâmica da ocorrência de acidentes de trânsito em áreas urbanas, por meio de sua espacialização, torna-se relevante por facilitar a formulação de ações de segurança. Neste estudo, realizou-se o georreferenciamento das ocorrências de acidentes de trânsito da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de 2007 até 2016. Utilizou-se a Estimativa de Densidade de Kernel para determinação da vulnerabilidade de acidentes de trânsito em todo o município, bem como destacando a área central. Foram analisadas as densidades das ocorrências com vítimas, inclusive fatais, e sem vítimas. Ao todo, 205.615 sinistros foram contabilizados, sendo possível observar as interseções na área central como os locais de maior densidade de acidentes. Como propostas para a promoção da segurança viária, citam-se melhorias na sinalização e nas travessias, moderação do tráfego e sensibilização dos stakeholders.

Biografia do Autor

Otavio Henrique da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013) e em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (2016), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016), em Geoprocessamento e Georreferenciamento (2019) e em Gerenciamento de Projetos (2019), todos os três pela Universidade Cândido Mendes, Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (2017), Doutorando em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos.

Luciana Mação Bernal, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos.

Taiany Richard Pitilin, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos.

Ana Beatriz Pereira Segadilha, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos.

Camila Umbelino Carvalho, Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

19.08.2020

Edição

Seção

Artigos Científicos