AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RESÍDUOS GERADOS EM MARMORARIA: ESTUDO DE CASO APLICADO EM MARINGÁ

Autores

  • Ricardo Massulo Albertin Feitep

Resumo

Devido à expressiva quantidade de resíduos gerado nos processos de beneficiamento final de rochas ornamentais é de suma importância que haja um gerenciamento dos resíduos gerados, desde a geração até a destinação final. Com isso o presente estudo visa avaliar o gerenciamento dos resíduos provenientes de mármores e granitos gerados em uma marmoraria no município de Maringá-PR. Assim para realização dessa pesquisa foram necessárias revisões bibliográficas para aprofundar o conhecimento dos assuntos de resíduos de rochas ornamentais e da construção civil, visitas à empresa com objetivo de conhecer e entender o processo produtivo, tipos de rochas, artefatos produzidos, quais tipos de resíduos são gerados e sua gestão e aplicação de questionário com proprietário da empresa. Desta forma foi possível diagnosticar deficiências e melhorias. Houve algumas inconformidades na empresa, dentre elas: diferentes tipos de resíduos armazenados sem segregação, emissão de material particulado (poeira), maquinários que precisam se adequar para realização dos processos produtivos, entre outros. Logo, é importante salientar que a empresa possui um sistema interessante de reaproveitamento das águas utilizadas nos processos produtivos, deste modo tem uma diminuição no consumo de água. Com isso, conclui-se que o gerenciamento correto dos resíduos é importante para diminuição dos descartes ilegais e diminuição dos impactos ambientais ocasionados pelo setor

Biografia do Autor

Ricardo Massulo Albertin, Feitep

Doutor em análise ambiental.Feitep.

Referências

ALVES, M. S. Estudo das características e da viabilidade do uso de resíduos gerados no polimento de rochas graníticas como adição em concretos. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) - Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Escola de Engenharia da universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente/Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução n° 307, de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 17 jul. de 2002. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=307. Acesso em: 15 de set. de 2018.

AMADEI, D. B. et al. A Questão dos Resíduos de Construção Civil: Um Breve Estado da arte. Revista NUPEM. Campo Mourão, v.3, n.5, p. 185-199, ago./dez. 2011. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/viewFile/72/41. Acesso em:

de out. de 2018.

BORBA, k. C. A. Análise ambiental e de maquinário de marmorarias no município de Palmas-TO. Engenharia Ambiental. Espírito Santo do Pinhal, v.11, n.1, p. 03-15, jul /ago. 2013, ISSN: 1809-0664.

BRUNDLAND, G. et al. Nosso Futuro Comum: comisão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Getulio Vargas, 1991.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São paulo: Atlas, 2007.

GONÇALVES, J, P. Utilização do resíduo de corte de granito (RCG) como adição para produção de concretos. 2000. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Escola de Engenharia da universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre 2000.

GURAN, M. Documentação fotográfica e pesquisa cientifica: Notas e reflexões. Rio de Janeiro: XII Prêmio Funarte Marc Ferraz de Fotografia, 2012.

JOHN, V.M. Materiais de Construção e o Meio Ambiente: Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais. São Paulo: IBRACON, 2017.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.São Paulo: HUCITEC, 2007.

PEROVANO, D. G. Manual de metodologia da pesquisa cientifica. Curitiba: intersaberes, 2016.

SANTOS, A. M. A. et al. Marmorarias: Manual de referência. São Paulo: Fundacentro, 2008.

VIEGAS, M. F. T. F. Estudo das condições de SST no setor de beneficiamento de mármores e granitos no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FUNDACENTRO, 2015.

Downloads

Publicado

19.08.2020

Edição

Seção

Artigos Científicos