PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA BIM EM CONCESSIONÁRIA DE SANEAMENTO: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
A otimização dos processos de desenvolvimento de projetos e planejamento no setor de saneamento pode ser realizado através de uma modernização com a implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling). Esta metodologia é uma tendência no Brasil e no Mundo, inclusive é uma das exigências para contratação de obras públicas em diversos países, o BIM possui funções eficazes no auxílio ao planejamento e aos projetos, proporcionando uma maior qualidade nos projetos, economia de tempo, maior compatibilidade dos projetos, facilidade no entendimento dos projetos para execução, gerando desta forma economias para execução das obras. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a implantação da Modelagem da Informação da Construção (BIM) na estrutura organizacional e nos fluxos de trabalhos de uma Concessionária de Saneamento. O estudo foi elaborado através de uma pesquisa documental e revisão bibliográfica sobre o planejamento e processos necessários para implantação desta metodologia em empresas. Elaborando-se um diagnóstico dos processos atuais e analisando as possíveis áreas de inserção do BIM, definiu-se as estratégias de implantação na empresa e ao final elaborou-se um Plano de Implantação da metodologia na empresa.Referências
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Coletânea Guias BIM ABDI-MDIC / Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Brasília, 2017. Disponível em <http://www.abdi.com.br/Paginas/bim_construcao_download.aspx>. Acesso em: 28 mar. 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR15965-1: Sistema de classificação da informação da construção – Parte 1: Terminologia e estrutura. Rio de Janeiro, 2011.
AUTODESK. Manual de Implantação do Piloto BIM. 2014. Disponível em: <https://damassets.autodesk.net/content/dam/autodesk/www/campaigns/test-drive-bim-construction-br/download-workbook-now.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2018.
BCPP. New Zealand BIM Handbook: A Guide to Enabling BIM on Building Projects, 2014. Disponível em: <http://www.building.govt.nz/assets/Uploads/projects andconsents/building-information-modelling/nz-bim-handbook-updated.pdf>. Acesso em: 19 out. 2018.
BUILDING AND CONSTRUCTION AUTHORITY. Singapore BIM Guide. 2012.
CBIC - CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Implementação BIM - Parte 2: Implementação do BIM para construtoras e incorporadoras. Brasília: CBIC, 2016, 72p.
CAROLINO, C. R.; LUZ, D.; RANDAZZO, C.; SOETHE, P. BPA Report - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. São Paulo – SP. 2016
CIC - Computer Integrated Construction Research Program. The Pennsylvania State University (2011). BIM Project Execution Planning Guide, v. 2.1, 125 p
CHAVES, F.J.; FORMOSO, C. T.; SOMMER, L.; TZORTZOPOULOS, P. Implementação de BIM: comparação entre as diretrizes existentes na literatura e um caso real. Anais do evento. XV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente construído. Maceió – AL. 2014.
COSTA, J. M. C. Diagnóstico da implantação do BIM em empresas construtoras com foco nos processos de planejamento, orçamento e controle de obras. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2015.
EASTMAN, C. M. et. al. BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors. Hoboken: Wiley, 2008, 490 p.
FRANCISCO, A. S. Proposta para implantação da Modelagem da Informação da Construção na Superintendência do espaço físico da universidade de São Paulo. Monografia apresentada para obtenção do título de Especialista em Gestão de Projetos na Construção Civil. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo – SP. 2018.
FUJII, F. Y.; NUCCI, N.L.R. 1II-176 - BIM no saneamento – processo de projeto por modelagem da construção para estações de tratamento de efluentes aplicado em caso real de sistema mbr. Anais do congresso XVII SILUBESA – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2016. Florianópolis – SC.
GARBINI, M. A. L. Proposta de modelo para implantação e processo de projeto utilizando a tecnologia BIM. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. CUIABÁ - MT. 2012.
KASSEM, M.; AMORIM, S. R. L. BIM – Building Information Modeling no Brasil e na União Europeia. Brasília: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2015. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2018.
MANZIONE L. Proposição de uma Estrutura Conceitual de Gestão do Processo de Projeto Colaborativo com o uso do BIM. Tese de doutorado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.
MARTINI, G.; PAETZOLD, R. E. BIM na Fund. Parque Tecnológico Itaipu e seu potencial para o planejamento urbano regional. AU BRASIL 2017. Apresentação oral. São Paulo – SP. 2017.
NIBS - National Building Information Modeling standard. National Institute of Building Sciences, 2007. Disponível em: <https://www.nationalbimstandard.org/>. Acesso em: Acesso em: 01 jun. 2018.
NETO, A.I.B.M. BIM no Metrô de SP. BIM: Oportunidade para inovar a indústria da construção e aumentar a transparência das compras públicas. Brasília – DF. 2018.
PERREIRA, J. P. C. Implementação BIM nos processos organizacionais em empresas de construção – um caso de estudo. Dissertação para obtenção do Grau Mestre em Engenharia Civil. Faculdade de Ciências e Tecnologia e a Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal. 2013.
SANTOS, E. T.; DELATORREM, J. P. M. Introdução de novas tecnologias: o caso do BIM em empresas de construção civil. Anais do evento. XV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente construído. Maceió – AL. 2014.
SOUZA, L; LYRIO, A.; AMORIM, S. Impactos do Uso do BIM em Escritórios de Arquitetura: Oportunidades no Mercado Imobiliário. Gestão e Tecnologia de Projetos v. 4, n. 2. 2009. ISSN 19811543.
SUCCAR, B. Building information modeling framework: a research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, Amsterdam, v. 18, n. 3, p. 357375, 2009. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2018.
SUCCAR, B.; SHER, W.; WILLIAMS, A. Measuring BIM performance: five metrics. Architectural Engineering and Design Management, Abingdon, 2
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.