A CONTRIBUIÇÃO DA MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO (BIM) PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Fábio Freire UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Diogo Danilo de Almeida Pereira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Engenheira de produção Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições da Modelagem da Informação da Construção (BIM) para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entende-se que os ODS se relacionam com as Engenharias na medida em que propõem mudanças na infraestrutura das cidades, novas maneiras de produção e descarte de resíduos, tal como na utilização de recursos naturais prevenindo a degradação ambiental. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática de literatura, na qual buscou-se apresentar os resultados obtidos em diversos trabalhos de pesquisadores brasileiros acerca do tema. Discute-se o que é o BIM e como funciona, apresentando alguns dos softwares utilizados e em quais áreas eles se aplicam, além de apresentar vantagens e desvantagens desse processo tecnológico inovador. Logo depois são apresentados os estudos que utilizam os softwares BIM em projetos de inúmeras edificações. Verifica-se que ainda é um tema pouco explorado no Brasil, porém, a ferramenta tem grande potencial de uso, desde que adaptada aos valores, dados e estatísticas do país. Conclui-se que o BIM pode auxiliar na implementação dos ODS 6, 7, 9, 11 e 12, propostos pela ONU, na medida que possibilita projetar e executar construções mais duráveis, com menos desperdício e melhor utilização dos recursos naturais.

Biografia do Autor

Fábio Freire, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Engenharia Urbana, Universidade Estadual de Maringá - UEM. Especialista em Análise Ambiental, Universidade Federal do Paraná - UFPR. Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Londrina - UEL/Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Coordenador de Curso Lato Sensu em Engenharia Digital e Tecnologia BIM - UTFPR. Tem experiência na área de Projeto Arquitetônico, BIM (Modelagem da Informação da Construção) e Planejamento e Gestão Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto Arquitetônico; Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo; Tecnologia e Sustentabilidade na Construção Civil; Serviços e Consultorias em Modelagem da Informação da Construção (BIM)

Diogo Danilo de Almeida Pereira, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela Escola Nacional de Administração Pública (2019), Atualmente é Engenheiro Civil da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM) onde atua na área de elaboração de projetos de infraestrutura e equipamento públicos urbanos para região da COMCAM

Engenheira de produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana – Universidade Estadual de Maringá, Coordenação do Curso Superior de Engenharia Têxtil

Referências

ANTUNES, R. P. M. M. L. Ferramentas de cálculo estrutural e sua compatibilização com metodologias BIM. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Construções). Universidade do Porto, 2017.

BEZERRA, P. H. P. et al. Proposta de plano de execução Bim na empresa Júnior de engenharia civil da Universidade Federal do Paraná: uma alternativa para a introdução de Bim na formação universitária. Brazilian Applied Science Review, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 1136-1151, mar./abr. 2019.

CARVALHO, J. P.; BRAGANÇA, L.; MATEUS, R. Potencial de integração do BIM na simplificação da avaliação de sustentabilidade através do SBTool PT-H. II Encontro Nacional sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável, Universidade do Minho, p. 67-76, 2017.

CARVALHO, J. P. et al. As metodologias BIM como auxiliar no projeto de reabilitação energética de edifícios. II Encontro Nacional sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável, Universidade do Minho, p. 49-58, 2017.

EASTMAN, C. et al. Manual de BIM. Porto Alegre: Bookman Editora Ltda., 2014.

FIEP, Sistema Federação das Indústrias no Estado do Paraná. I Ciclo ODS na Construção Civil. Ponta Grossa: Sistema FIEP, Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2zmyacF>. Acesso em maio de 2020.

KIBERT, C. J. Edificações sustentáveis: projeto, construção e operação. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

LOPES, J. D. O. Utilização da metodologia BIM no apoio à reabilitação funcional de um edifício. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil – Reabilitação de Edifícios). Universidade Nova de Lisboa, 2017.

MARTINS, B. F. B. Utilização de BIM e métodos de sustentabilidade em elementos na construção. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Construções). Universidade do Porto, 2018.

MATTANA, L.; LIBRELOTTO, L. I. Contribuição do BIM para a sustentabilidade econômica de edificações. Mix Sustentável, ed. especial 06, v. 3, n. 2, p. 135-147, 2017.

ODILLA, F.; PASSARINHO, N.; BARRUCHO, L. Brasil tem 6,9 milhões de famílias sem casa e 6 milhões de imóveis vazios, diz urbanista. BBC News, Londres, maio de 2018. Disponível em: <https://bbc.in/2SS6Ee4>. Acesso em maio de 2020.

ONU, Organização das Nações Unidas. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: ONU Brasil, UNIC Rio, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2zu7yq1>. Acesso em maio de 2020.

SANTOS, J. V. dos; PINTO, V. G. A plataforma Building Information Modeling (BIM) e suas repercussões na Engenharia Civil e arquitetura na atualidade. SECITEC, Sem. Iniciação Científica, Juiz de Fora, v. 3, 2019.

TENDER, M. et al. O BIM [Building Information Modelling] como instrumento de prevenção em fases de projeto, de obra e da manutenção do edificado. Rev. Ingenium (Ordem dos Engenheiros), v. 161, p. 106-107, 2018.

VILELA, L. R.; MACIEL, A. C. F. Análise da viabilidade econômica de um sistema de reaproveitamento de água cinza, em edificação residencial, através do uso do BIM. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal de Uberlândia, 2019.

Downloads

Publicado

06/15/2022

Edição

Seção

Artigos Científicos