Aplicação da Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA-C) para Estruturação de um Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho Baseado na ISO 45001:2018

Autores

Resumo

          A temática de saúde e segurança do trabalho tem sido um assunto cada vez mais presente nos discursos empresariais, haja vista sua importância para o alcance dos objetivos estratégicos do negócio. E o grande problema é que a quantidade de informações e ações que precisam ser analisadas concomitantemente pelos gestores torna-se extremamente variada considerando as dimensões da empresa, que se faz necessário utilizar técnicas estruturadas para apoiar decisões mais assertivas. Desta forma, o presente estudo teve por objetivo propor um método para estruturação de um sistema de gestão para o gerenciamento dos riscos de segurança do trabalho em uma Usina Hidrelétrica, baseado na norma ISO 45001:2018, internacionalmente reconhecida, e na aplicação da Metodologia de Análise Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Com a aplicação dessa metodologia, pode-se fazer o levantamento dos atores envolvidos no processo, identificar as justificativas e os principais objetivos, bem como as ações necessárias para estruturação do sistema. O resultado final desse processo permitiu realizar uma análise global da situação atual versus a situação futura pretendida, auxiliando na verificação de quais ações possuem maiores lacunas frente ao que é preconizado pela norma, além identificar quais ações executadas possuem maior aderência pela empresa. Logo, a grande vantagem da elaboração do método é que, após a identificação das ações que estavam mais distantes da situação pretendida, fica mais claro o entendimento da priorização dessas atividades em um plano de ação de melhorias a ser implementado visando melhores resultados/impactos para a segurança das pessoas.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Zanelato Pantaleão, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente Associado Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE;Curso de Engenharia Elétrica;Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - PGTGS - Modalidade Profissional;Engenheiro Eletricista e Engenheiro de Segurança do Trabalho

Patrick Andrey Wietholter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Programa de Pós-Graduação Modalidade Profissional em Tecnologias, Gestão e SustentabilidadeEngenheiro Ambiental e Engenheiro de Segurança do Trabalho

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ISO 45001: Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos como orientações para uso. Norma Traduzida. Rio de Janeiro. 2018.

BANA e COSTA, C. A.; SILVA, F. N. Concepção de uma ‘boa’ alternativa de ligação ferroviária ao porto de Lisboa: uma aplicação da metodologia multicritério de apoio à decisão e à negociação. Investigação Operacional, v. 14 p. 115-131, 1994.

BANA e COSTA, C. A., VANSNICK, J. C. Uma Abordagem ao Problema de Construção de uma Função de Valor Cardinal: MACBETH. Investigação Operacional, v.15, junho, p. 15-35, 1995.

BRASIL - MINISTÉRIO DA FAZENDA. Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho: AEAT 2018. – Brasília, 2018. 996 p.

BRASIL, I. B. C; PANTALEÃO, C. H. Z.; SZINWELSKI, N. A Representatividade do ICMS Ecológico nos Municípios do Oeste do Paraná: uma análise pelo método de avaliação multicritério. REVISTA TÉCNICO CIENTÍFICA DO CREA-PR, v. 1, p. 1-16, 2019.

BREDA, E. ISO 45001 - Guia para gestores, consultores e auditores de sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional. Independently published, 2020. 122 p.

CORRÊA, E. C. Construção de um Modelo Multicritério de Apoio ao Processo Decisório. 1996. 227 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC,

DE CICCO, F. A OHSAS 18001 e a certificação de sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. Disponível em: https://www.qsp.org.br/biblioteca/ohsas18001.shtml. Acesso em: 30/08/2021.

ENSSLIN, L.; DUTRA, A.; ENSSLIN, S. MCDA: a constructivist approach to the management of human a resources at governmental agency. International Transactions in Operational Research, v. 7, p. 70-100, 2000.

ENSSLIN, L; NETO, G. M.; NORONHA, S. M. Apoio à Decisão – Metodologia para Estruturação de Problemas e Avaliação Multicritério de Alternativas. Florianópolis: Insular, 2001. 296 p.

KIHARA, L. M. S. Modelo Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista para Avaliação do Clima Organizacional em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade – Modalidade Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR, 2021.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LOPES, A. B.; PANTALEÃO, C. H. Z. Método para Análise de Viabilidade de Obras Públicas no Paraná através da Análise Multicritério de Apoio à Decisão. REVISTA TÉCNICO CIENTÍFICA DO CREA-PR, v. 1, p. 1-21, 2019.

MASSENA, B. de P. Proposta de Método para a Melhoria do Desempenho do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho: ISO 45001:2018. Estudo de caso em empresa multinacional do setor de óleo e gás. 2019. 96 folhas. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistema de Gestão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ.

PANTALEÃO, C. H. Z. Aspectos da Atividade de Perícia de Engenharia aplicados em Tecnovigilância. 2002a. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC.

PANTALEÃO, C. H. Z. Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão Aplicado a Gestão de Tecnologia Médico-Hospitalar. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA - CBEB 2002, 2002b, São José dos Campos - SP. Anais de Resumos e Programa: ECATS 106-2, 2002b. p. 264.

ROCHA, Carolina de Souza. Compreendendo a nova norma ISO 45001 e sua relação com a OHSAS 18001. XXXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Santos, SP, 2019.

ROSA, I. O. da. Modelo conceitual para o gerenciamento de riscos à segurança de instalações portuárias: uma abordagem construtivista. 2015. 248 folhas. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC.

ROSA, I. O. da. O gerenciamento de riscos afins à segurança empresarial: a estruturação de um modelo de avaliação fundamentado segundo uma visão construtivista. 2010. 326 folhas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC.

ROY, B. Multicriteria Methodology for Decision Aiding. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1996.

SEIFFERT, M. E. B. Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001) e Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001): vantagens da implantação integrada. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. 201 p.

Downloads

Publicado

06/15/2022

Edição

Seção

Artigos Científicos