ANÁLISE DOS ACIDENTES DE TRABALHO OCORRIDOS NA ATIVIDADE DE CAPTAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA
Resumo
Realizou-se um diagnóstico dos acidentes de trabalho ocorridos, no Brasil, na atividade de captação, tratamento e distribuição de água, nos anos de 2017, 2018 e 2019, no qual em 2019 registrou-se mais de 3.000 acidentes de trabalho no setor, um número elevado em relação a maioria das atividades econômicas e superior a taxa de acidentes por número de trabalhadores no Brasil, buscou-se também definir os riscos presentes nessa atividade e estabelecer formas de minimizar os acidentes. Os acidentes de trabalho são geralmente lembrados por acometerem danos à saúde do trabalhador, lesões e afastamentos, mas ainda podem provocar doenças ocupacionais, danos emocionais e psicológicos, invalidez e óbitos, além disso, pode prejudicar economicamente a empresa do trabalhador, uma vez que este estará ausente do seu posto de trabalho. Para evitar os acidentes de trabalho surgiram as Normas Regulamentadoras com o objetivo de criar medidas para melhorar a saúde e a segurança nos locais de trabalho. Por fim, nota-se que essa atividade carece de investimentos em saúde e segurança do trabalho a fim de diminuir os números de acidente, sejam por parte das empresas ou por parte de estudos que podem propiciar mais alternativas de combater ou reduzir os riscos presentes nesse ambiente de trabalho.Referências
BRASIL. Ministério da Saúde, gabinete do Ministro. Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 de dez. de 2011.
BRASIL. Portaria MTE nº 202, de 22 de dezembro de 2006. NR-33 - Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 de dez. de 2006.
BRASIL. PORTARIA Nº 3.214, DE 08 DE JUNHO DE 1978. Aprova as Normas Regulamentadoras - NR - do Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho, relativas a Segurança e Medicina do Trabalho. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 08 de jun. de 1978.
BRASIL. Portaria SIT no 313, de 27 de março de 2012. NR-35 - Trabalho em altura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 de mar. de 2012.
BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI Nº 6.367, de 19 de outubro de 1976. Dispõe sobre o seguro de acidentes do trabalho a cargo do INPS e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 de out. de 1976.
BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 de jul. de 1991.
COSTA, A. G. Ministério Do Meio Ambiente, Agência Nacional das Águas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Sistemas de abastecimento de água. 2015. Curso de especialização a Distância em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos. Fortaleza, CE, 2015.
DI BERNARDO, L.; DI BERNARDO, A.; CENTURIONE FILHO, P. L. Ensaios de tratabilidade de água e dos resíduos gerados em estações de tratamento de água. 2002
FAGUNDES, J. M. Saúde de trabalhadores em estações de tratamento de água: riscos químicos. estudo de caso/José Moisés Fagundes – 2006. Dissertação (mestrado) Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Rio de Janeiro, 2006.
FERREIRA FILHO, S. S. Tratamento de água : concepção, projeto e operação de estações de tratamento. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
GEAF – Grupo de Apoio à Fiscalização no Setor Saneamento e Urbanismo. Manual de Procedimentos para Auditoria no Setor Saneamento Básico. Brasília: MTE.2002. Disponível em<http://www.mte.gov.br/Empregador/segsau/Publicacoes/ default.asp>. Acesso em: 18 de mai. 2022.
HELLER, L.; PÁDUA V. L. Abastecimento de água para consumo humano. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 1 v.
RICHTER, Carlos A., NETTO, José M. de Azevedo. Tratamento de Água: Tecnologia atualizada. Ed. Edgard Bluncher Ltda. 5ª reimpressão. São Paulo, 2003. 332p.
SANDERS, M.S.; McCORMICK, E. J. Human Error, Accidents, and Safety. In: SANDERS, M.S.; McCORMICK, E. J. Human Factors in Engineering and Design. 7th ed. New York: McGraw-Hill, 1993. chap. 20, p. 655 - 695.
SOUZA, L. C. R. de. Acidentes de trabalho relacionados à captação, tratamento e distribuição de água no brasil.2020. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
TSUTIYA, M. T. Abastecimento de Água. São Paulo, Escola Politécnica da USP. 3ª Edição, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao confirmar a submissão dos artigos para a Revista Técnico-Científica CREA-PR é necessário concordar com a cessão dos direitos de reprodução e/ou publicação do material submetido.
Embora a Revista Técnico-Científica CREA-PR reserve todos os direitos autorais do trabalho publicado, permitindo a sua reprodução, com citação da fonte, o conteúdo das publicações continua de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores e do CREA-PR.
Cabe aos autores dos artigos a responsabilidade de qualquer reclamação quanto aos conflitos envolvendo direitos autorais, assumindo e isentando o CREA-PR de qualquer pendência.