DIAGNÓSTICO DAS ANOTAÇÕES DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA EMITIDAS PARA PROJETOS DE QUEIMA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Autores

  • Alvaro Boson de Castro-Faria
  • Marcos Eduardo da Silva Santos2

Palavras-chave:

Ética profissional; Ética florestal; Comando e Controle; Incêndios florestais; Anotação de Responsabilidade Técnica.

Resumo

A fiscalização feita pelos CREA´s, permite que exista um reforço junto as ações de comando e controle da administração pública, sobretudo ao fiscalizarem a ética e a responsabilidade profissional. Neste trabalho, foram analisados os registros de Anotação de Responsabilidade Técnica-ART de planejamento e execução para planos de queima controlada em projetos florestais da região Norte, contrastando-os com informações de focos de calor disponibilizadas pelo INPE. Também foram tecidas análises sobre o projeto de lei da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. A relação de ARTs emitidas para cada estado, analisados conjuntamente com os focos de incêndios informados, demostraram a necessidade de fortalecer a fiscalização da responsabilidade técnica dos profissionais que assinam planos de desmatamento associado as queimadas, por parte dos conselhos de classe. É preciso o fortalecimento do Crea na Região Norte, para que ocorra o reconhecimento do profissional e, que as queimas controladas, sejam realizadas de acordo com a legislação. O estado do Pará demostrou estar à frente em relação a fiscalização pelo órgão de classe, e, foi o único estado que estabeleceu as ARTs múltiplas, resultando em um número expressivamente maior de queimadas assinadas profissionalmente, por estarem vinculadas ao desmatamento legal. Contudo, as ARTs para queimadas precisam ser assinadas separadamente. O projeto de lei da PNMIF trará estratégias para a redução das irregularidades dos projetos de queima controlada, através da implementação do manejo integrado do fogo, com a redução dos danos causados por incêndios florestais, em face do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Biografia do Autor

Alvaro Boson de Castro-Faria

Engenheiro Florestal, Dr., Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Marcos Eduardo da Silva Santos2

Engenheiro Florestal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR PR 1014: guia de requisitos e procedimentos básicos para combate a incêndios florestal. Rio de Janeiro, 2021.

BARLOW, J. et al. Esclarecendo a crise ardente da Amazônia. Global Change Biology, v. 26, n. 2, p.319-321, 2019.

BRASIL. Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1-35, 25 mai. 2012.

CASTRO FARIA, A. B. Ética sobre o uso do fogo e outros tópicos em implantação florestal. In: Ensaios para uma ética florestal. Appris: Curitiba, 2022. 233p.

CREA-PR. ART Múltipla. 2022. Disponível em: https://www.crea-pr.org.br/ws/art-anotacao-de-responsabilidade-tecnica/art-multipla/. Acesso em: 15 de agosto de 2022.

PONTES-LOPES, A. et al. Impactos de incêndios florestais provocados pela seca na estrutura e dinâmica de uma floresta úmida da Amazônia Central. Anais da Royal Society B, v. 288, n. 1951, 2021.

RAMOS, P. C. M; MENDES, A. Sistema nacional de prevenção e combate aos incêndios florestais. In: FÓRUM NACIONAL SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS, 1., 1995, Piracicaba. Anais... Piracicaba: IPEF, 1995. p.29-38.

SILVA NETO, V. L. Períodos críticos de queimadas e incêndios florestais no estado do Tocantins. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO (JICE), 5., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: IFSertãoPE, 2014.

SILVA, C. A. et al. Fire occurrences and greenhouse gas emissions from deforestation in the Brazilian Amazon. Remote Sensing, v. 13, n. 3, p. 376, 2021.

Downloads

Publicado

30.08.2023

Edição

Seção

Artigos Especiais